Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Santander

Definida a nova Cipa do Casa 1

Linha fina
Dois candidatos apoiados pelo Sindicato estão entre os titulares; outros três foram eleitos como suplentes
Imagem Destaque
Arte: Marcio Baraldi

São Paulo – Foi encerrada a apuração da eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Casa 1, centro administrativo do Santander que fica na zona sul da capital. Dois candidatos apoiados pelo Sindicato foram eleitos como titulares: Albércio de Melo Franco, em terceiro lugar com 85 votos, e Mauro José Cepeda, na quarta posição, com 76 votos.

Entre os suplentes ficaram três candidatos que contaram com apoio do Sindicato: Flávio Oliveira, com 69 votos, Fabiane da Costa Heleno, com 59, e Antonio José Alves de Souza, com 47.

A Cipa do Casa 1 é composta por cinco titulares e cinco suplentes.

Importância da Cipa – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento dos trabalhadores para cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho. Tem como objetivo, além da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a defesa da vida e da saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por um Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar junto ao Sindicato a ampliação dos direitos dos trabalhadores com doenças ocupacionais; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho.

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

seja socio