Pular para o conteúdo principal

Bancários do Casa 1 contam com nova Cipa

Linha fina
Três representantes apoiados pelo Sindicato foram eleitos e terão a responsabilidade de atuar em defesa dos trabalhadores
Imagem Destaque

Os cerca de 3,5 mil funcionários do Santander, entre bancários e prestadores de serviços que trabalham no centro administrativo Casa 1, contam com uma nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Três candidatos apoiados pelo Sindicato foram eleitos. São eles Aecio Ribeiro da Mota e Luiz Antonio da Cunha como titulares, e Mauricio Vieira como suplente.

A Cipa é composta por 20 integrantes, sendo metade indicada pelo banco e metade eleita pelos trabalhadores. Desses, cinco são titulares e cinco suplentes. 

“Isso significa que os candidatos apoiados pelo Sindicato são 30% dos eleitos, o que é muito importante, já que, como todos os representantes apoiados pela entidade, eles terão o dever de atuar em defesa das necessidades dos bancários e não dos interesses do banco”, afirma Roberto Paulino, dirigente sindical e bancário do Santander, acrescentando que outros colegas eleitos podem se juntar à luta por melhores condições de trabalho. 

Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários
Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Santander

“E essa postura combativa será fundamental para lutarmos por melhorias no Casa 1, como a aquisição ou contratação de uma ambulância e profissionais habilitados, que se mostraram imprescindíveis no Casa 3 quando um funcionário sofreu um acidente vascular cerebral dentro daquele centro administrativo em abril”, acrescenta Roberto. “Qualquer minuto no pronto-atendimento faz toda diferença na ocorrência de sequelas ou não”, enfatiza o dirigente. 

> Funcionário do Santander sofre AVC dentro do Casa 3

Conheça os eleitos

Aécio Ribeiro da Mota 

Trabalha no banco desde 1988. Atualmente está na Área Empréstimo Consignado, na função de Analista de Processos Operacionais. Entre seus projetos estão melhorias no atendimento e horários das vans que transportam os usuários até a estação Santo Amaro e insistir num projeto antigo de instalar no Casa 1 um espaço de lazer semelhante ao do Casa 3.

 

 

 

 

 

Luiz Antonio da Cunha 

Atualmente na Área Back Office - Trade Finance, Services e CGD - Plataforma de Ativos - PJ, na função de Analista III, trabalha no banco desde 1985. Priorizar a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e desenvolver programa de saúde ocupacional estão entre as suas propostas.

 

 

 

 

 

Maurício Vieira 

Trabalha no banco desde 2005 e está atualmente na Área de Contabilidade, na função de Analista de Op. II. Tem como propostas: melhoria do ambiente de trabalho, procurando minimizar os efeitos ”danosos” causados aos funcionários devido a equipamentos e acessórios utilizados e melhoria da iluminação nas áreas externas do Casa 1.

 

 

 

 

 

O que é Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da Medicina do Trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores; realizar semanas internas de prevenção de acidentes, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho. 

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doenças e acidente sde trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

seja socio