Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Perguntas e respostas

Eleição do Sindicato é virtual, entre 1º e 5 de junho. Tire suas dúvidas

Linha fina
Por conta da pandemia de coronavírus, votação para escolha da nova diretoria da entidade será virtual. Elaboramos um "perguntas e respostas" para esclarecer dúvidas dos sindicalizados
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio/Seeb-SP

VOTE AQUI NA ELEIÇÃO DO SINDICATO

A eleição da diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região ocorre a cada três anos. Este ano, por conta da pandemia de coronavírus, a votação está ocorrendo de forma virtual: começou às 7h desta segunda-feira 1º e vai até as 16h de sexta-feira 5. É a primeira vez que isso ocorre em toda a história da entidade, que completou 97 anos em abril. Por isso, elaboramos um tutorial para tirar as principais dúvidas dos trabalhadores sindicalizados.

- Quando será a eleição?

A eleição ocorrerá nos dias 1º, 2, 3, 4 e 5 de junho.

- Como será a votação?

A votação será virtual. Por conta da pandemia de coronavírus e da necessidade de se evitar aglomerações, e levando-se em conta que grande parte dos associados está em regime de home office.

- Como votar?

A votação será por meio do link: eleicaosindicato.spbancarios.com.br.

O link ficará disponível aqui no site do Sindicato e também será enviado aos trabalhadores aptos a votar que estejam com seu cadastro atualizado junto ao Sindicato. 

- Quando começa e acaba a votação?

A votação iniciará às 7h do dia 1º de junho e se encerrará às 16h do dia 5 de junho, de forma ininterrupta, conforme edital publicado na convocação da eleição.

- Por onde votar?

Será possível votar de qualquer celular e qualquer computador com acesso à internet.

- Se eu não tiver acesso à internet, onde posso votar?

Para quem não tem acesso à internet, haverá terminais de computadores para votar em três locais do Sindicato: na sede da entidade (Rua São Bento, 413, Centro), na regional Paulista (Rua Carlos Sampaio, 305 – próximo ao metrô Brigadeiro) e na Regional Osasco (Rua Pres. Castelo Branco, 150, Centro). Nesses três locais, a votação será no horário das 9h às 17h, com exceção do dia 5, quando será das 9h às 16h.

- Quem pode votar?

Está apto a votar, o sindicalizado que na data da eleição tiver: 

a) mais de seis meses de inscrição, pelo menos, no quadro social;

b) quitado as mensalidades até 30 (trinta) dias antes das eleições;

c) contar com mais de 16 (dezesseis) anos de idade.

Também é assegurado o direito de voto ao aposentado e ao desempregado há pelo menos 3 meses, mediante comprovação de sua aposentadoria ou do desemprego, e desde que tenha sido sócio do Sindicato pelo menos até 6 meses antes de sua aposentadoria ou desemprego.

O licenciado também tem direito ao voto.

- O que precisa para votar?

Basta acessar o link (www.eleicaosindicato.spbancarios.com.br) e fornecer, nos espaços indicados, seu número de matrícula funcional no banco e seu CPF.

- E se eu não tiver a matrícula funcional?

Caso o trabalhador não tenha sua matrícula funcional, ele terá a opção de votar apenas com o CPF, acessando um ícone na página de votação.Posteriormente, na apuração, seu voto será analisado pela Comissão Eleitoral com base no que determina o Estatuto do Sindicato.

- O que é a Comissão Eleitoral?

A Comissão Eleitoral conduz todo o processo de eleição do Sindicato. Sua escolha é democrática: seus integrantes foram eleitos em assembleia no dia 17 de março. 

Em seguida, a Comissão, de acordo com o Estatuto do Sindicato, determinou prazos para inscrição de chapas e para impugnação de candidatos, dias de votação e como será a votação.

Todo o processo é feito com transparência, e cada etapa é amplamente divulgada por meio de editais e matérias veiculadas no site do Sindicato e também em página específica da Comissão.

- Quem está concorrendo?

O prazo para inscrição de chapas foi de 28 de abril até 13 de maio. Foi inscrita uma única chapa, a Chapa 1, encabeçada por Ivone Maria da Silva.

- O que faz a diretoria do Sindicato?

A diretoria do Sindicato negocia acordos com os bancos; organiza a luta na defesa dos direitos e em busca de novas conquistas; além de fazer a gestão dos serviços de apoio ao bancário como cursos, jurídico, saúde, convênios, entre outros. Além disso, a diretoria também é responsável por toda a gestão do Sindicato. 

O Sindicato conta com as seguintes secretarias: Geral, Finanças, Organização e Suporte Administrativo, Relações Sindicais e Sociais, Estudos Sócio-econômicos, Saúde e Condições de Trabalho, Cultural, Imprensa e Comunicação, Formação Sindical, e Assuntos Jurídicos Individuais. Membros da diretoria são responsáveis por cada uma destas secretarias. 

A diretoria do Sindicato é composta ainda por Conselho Fiscal, Representantes de Bancos e Representantes de Regionais. 

- Por que é necessário votar mesmo que só tenha uma chapa concorrendo?

A categoria bancária está às vésperas de sua data base (1º de setembro) e uma diretoria eleita com grande participação dos sindicalizados, fortalece o Sindicato na mesa de negociação com os bancos.

Eleição: participação de todos garante mais força na mesa de negociação com bancos
> Entenda a importância de votar na eleição do Sindicato

- Qual a importância do meu voto?

A eleição definirá a diretoria que estará à frente, no triênio 2020/2023, de um dos maiores e mais atuantes sindicatos de trabalhadores do setor financeiro no mundo. Ao longo de seus 97anos de história, o Sindicato acumulou conquistas para a categoria, entre elas uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida em todo o país e uma mesa única de negociação, que garante os mesmos direitos para trabalhadores de diferentes instituições financeiras. Por conta de sua organização em sindicatos, a categoria bancária foi pioneira em uma série de direitos que estão previstos em sua CCT, como: PLR, vales refeição e alimentação, canal de denúncia contra o assédio moral, extensão de direitos a casais homoafetivos, canal de apoio para bancárias vítimas de violência, entre tantos outros.

O seu voto contribui para fortalecer a nova diretoria e consequentemente seu poder de negociação com bancos, financeiras e cooperativas de crédito. Neste contexto de retirada de direitos no país, um Sindicato forte, com uma diretoria eleita com apoio expressivo dos sócios, é fundamental para barrar retrocessos.

Portanto, exerça seu direito e não deixe de votar!

- Ainda tem dúvidas sobre a eleição?

Tire suas dúvidas por meio dos telefones da Central de Atendimento: 4949-5998 ou 11 97593-7749 (whatsapp). Ou ainda pelo e-mail: comissao.[email protected]

seja socio