Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Sem negociação, Grupo Alfa quer reduzir jornada e salários

Linha fina
Mesmo após o Sindicato ter comunicado a necessidade de negociação ao Grupo Alfa e se colocado à disposição para as devidas tratativas, a empresa pretende aplicar unilateralmente a MP 936, editada pelo governo Bolsonaro, sem sequer comunicar a entidade; Sindicato cobra abertura de processo negocial
Imagem Destaque

O Sindicato recebeu denúncias de que o Grupo Alfa pretende impor aos seus trabalhadores “acordo” de redução de salário, jornada e cancelamento das férias para os meses de junho e julho. A empresa, mesmo após o Sindicato comunicá-la da necessidade de negociação coletiva com a entidade, optou por aplicar a MP 936, editada pelo governo Bolsonaro, de forma unilateral. Diante desta postura por parte do Grupo Alfa, o Sindicato enviou ofício cobrando da empresa a devida abertura de processo negocial sobre as alterações no contrato de trabalho dos seus funcionários. 

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

“Mesmo após o Sindicato ter entrado em contato com o Grupo Alfa, afirmando sua contrariedade às MP´s 927 e 936, principalmente em relação à permissão para negociação individual, reforçando a importância de fazer a negociação com acompanhamento da entidade sindical, a empresa optou por impor as mudanças de forma unilateral. O Sindicato sequer foi comunicado das mudanças pretendidas. Só tomamos conhecimento após denúncias de trabalhadores. Agora, cabe um questionamento importante diante dessa postura do Grupo Alfa. Se as mudanças não trouxessem prejuízos aos trabalhadores, por qual razão a empresa se nega esmiuçar os detalhes e negociar com a entidade que representa seus funcionários?”, questiona a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro. 

“Enviamos ofício ao Grupo Alfa cobrando a devida abertura de um canal de negociação e reiterando a preocupação do Sindicato com a manutenção dos empregos, solicitando à empresa que não faça demissões e entre em contato com a entidade para buscarmos soluções alternativas”, acrescenta. 

Desde o início da pandemia, Sindicato tem buscado soluções junto às financeiras
Sindicato reivindica que bancos e financeiras não demitam durante pandemia

Negociação é a melhor opção

O Sindicato obteve sucesso em minimizar impactos negativos das MPs 927 e 936 em acordos coletivos firmados com as empresas do Grupo BV, Financeira SAX (das Lojas Marisa), Itaú, Midway, Banco Honda , entre outras. 

Sindicato reforça importância da negociação diante da crise

“Este momento difícil tem provado a importância da negociação coletiva. Através dela, minimizamos impactos negativos destas medidas do governo Bolsonaro, que jogam a conta da crise para o trabalhador. Os acordos coletivos negociados pelo Sindicato proporcionam condições muito melhores aos trabalhadores. Entretanto, para que possamos atuar junto às empresas buscando a negociação coletiva, o trabalhador deve entrar em contato com o Sindicato assim que o empregador lhe apresentar uma proposta de acordo. O sigilo é garantido”, orienta Neiva.

Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos da categoria

Pesquisa

O Sindicato elaborou uma pesquisa para saber como está a situação em seu banco, financeira ou terceirizada. Os dados colhidos embasarão nossas ações na defesa de seus direitos. 

Responda aqui a pesquisa

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio