Pular para o conteúdo principal

Webinar discutirá importância da negociação coletiva nas demissões em massa

Imagem Destaque
Convite do webinar sobre a necessidade de negociação coletiva em casos de demissão em massa, que acontece na próxima quinta, 27 de maio, às 18h30

Na pandemia do coronavírus, demissões em massa se tornaram mais frequentes e foram promovidas por empresas de todos os portes. Em janeiro, o Banco do Brasil anunciou o corte de cinco mil postos de trabalho. A Ford foi outro caso emblemático. A montadora norte-americana anunciou, também em janeiro, o fim da produção no Brasil, com previsão de dispensa de outros 5 mil empregados.

No Brasil, não há nenhuma legislação que versa sobre as demissões em massa.  O artigo 477-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é claro ao dizer que a dispensa em massa é equiparada à dispensa individual em todos os aspectos. Portanto, não é preciso passar por negociação sindical prévia.

Sob este pano de fundo bastante desfavorável aos trabalhadores, o Crivelli Advogados Associados – escritório que presta assessoria jurídica para o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região – realizará um webinar sobre o tema na quinta-feira 27 às 18h30.

O evento transmitido pela plataforma Zoom terá a participação da presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, e de Ronaldo Lima dos Santos, professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), procurador do Ministério Público do Trabalho e coordenador da CONALIS (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical). O debate terá a mediação da advogada Renata Cabral.

Para participar, inscreva-se antecipadamente por meio deste link.

Após a inscrição, a pessoa receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar na reunião.

seja socio