Pular para o conteúdo principal

Previ: dirigentes eleitos são contra retirada de patrocínio

Imagem Destaque
Logotipo da previ

Em nota publicada no site Associados Previ, os dirigentes eleitos no fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil esclareceram que a consulta pública realizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é apenas para orientar os procedimentos relativos à Resolução 53, editada em março deste ano pelo CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) em substituição à Resolução 11 de 2013, que regulamentou processos de retirada de patrocínio dos fundos de pensão fechados.

A norma não faz qualquer referência específica à Previ ou ao Banco do Brasil. A nova resolução substituiu a anterior, editada em 2013. A Lei 6435, de 1977, já previa a liquidação extrajudicial das entidades de previdência, por meio de intervenção decretada pelo órgão fiscalizador. A Lei Complementar 109, de 2001, introduziu a possibilidade de retirada de patrocínio pela empresa patrocinadora. Mas o tema só foi regulamentado pela Resolução 11/2013, que estabeleceu as condições e garantias que deveriam ser dadas aos participantes em caso de retirada. A nova Resolução 53 ajustou a redação da resolução anterior.

“Sempre nos posicionamos contra a retirada de patrocínio dos fundos de pensão. A adesão ao plano de previdência é uma relação contratual que precisa ser defendida, é um contrato entre associados, o fundo de pensão e a patrocinadora, no nosso caso o BB. Sempre atuamos na defesa dos interesses dos associados e estamos atentos a qualquer ameaça aos seus direitos. Essa consulta pública da Previc não tem relação específica com a Previ e o Banco do Brasil, mas estamos acompanhando tudo o que for relacionado à previdência complementar dos trabalhadores.”, enfatiza o conselheiro deliberativo eleito da Previ, Ernesto Izumi.

seja socio