Pular para o conteúdo principal

Santander: Sindicato promove protestos no Quarteirão de Investimentos e Edifício Central

Imagem Destaque
Dirigentes sindicais durante protestos no QI e EC

Na manhã desta terça-feira 10, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região promoveu protestos no Quarteirão de Investimentos (QI) e Edifício Central (EC), ambos departamentos do Santander na região central da capital paulista. 

O objetivo dos atos, nos quais a abertura do QI e do IC foi retardada até 10h, foi pressionar o banco para que respeite o direito do bancário de ter seus legítimos representantes nos locais de trabalho, direito este clausulado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados do Santander, e assegure o acesso dos dirigentes do Sindicato aos prédios. 

“Fica assegurado o acesso dos dirigentes sindicais com Frequência Livre, empregados do banco, às dependências do Santander, inclusive prédios administrativos”, determina a 36ª cláusula do ACT dos bancários do Santander, negociado e assinado pelo próprio banco. 

“É direito dos trabalhadores que seus representantes estejam dentro dos locais de trabalho. Um direito reconhecido e clausulado no nosso ACT. Ao impedir o nosso acesso, o Santander está inviabilizando o diálogo com os trabalhadores, a fiscalização das condições de trabalho e a apuração de denúncias feitas pelos bancários, que não são poucas"

André Camorozano, dirigente do Sindicato e bancário do Santander

“Vamos continuar realizando protestos e buscando todas as medidas cabíveis para que o Santander respeite o que está clausulado no ACT e libere o nosso acesso ao QI, EC e todos os demais locais de trabalho. Sabemos bem que quando um banco não quer nossa presença no local de trabalho, a razão costuma ser o fato das coisas não irem bem naquele local para os trabalhadores. E podemos constatar hoje, no diálogo com os bancários, que o assédio moral é um tema muito presente tanto no IC quanto no QI”, conclui André.  

Consulta Nacional 2022

Durante o ato, os dirigentes do Sindicato aproveitaram também para dialogar com os trabalhadores sobre a Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2022 e convidá-los a participar da Consulta Nacional, na qual bancários e bancárias indicam suas prioridades para a pauta de reivindicações da categoria. 

Participe da Consulta Nacional 

Os bancários também foram convocados a participar da assembleia desta quarta-feira 11, que ocorrerá de forma virtual das 8h até as 20h, por meio do link https://assembleia.spbancarios.com.br , e elegerá delegados para a 24ª Conferência Estadual dos Bancários de São Paulo, que será realizada no dia 28 de maio.

seja socio