Com participação expressiva, os empregados do banco JPMorgan aprovaram proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho que regulamenta o regime de teletrabalho e reconhece o Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho adotado pelo banco. A deliberação ocorreu em assembleia virtual realizada nesta terça-feira 2.
O instrumento garante condições melhores do que as previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária sobre o tema.
Dentre as cláusulas estão a ajuda de custo em valor significativamente maior (R$ 210), independentemente do número de dias em que o empregado em home office compareça às dependências do banco. No ano passado, a ajuda de custo já era acima (R$ 184), e teve um aumento de 14,13%.
Além disso, há fornecimento de valores para a compra de equipamentos, o controle da jornada de trabalho, com a garantia do cumprimento dos intervalos intrajornada e o direito à desconexão.
O banco também irá manter os benefícios da CCT (vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte) aos empregados em teletrabalho.
Pelo instrumento, há também o compromisso do banco de atender aos pedidos de alteração do regime de trabalho às empregadas vítimas de violência, e ainda a priorização do trabalho remoto aos empregados com deficiência e com filhos menores de seis anos.
O banco facilitará, ainda, o acesso ao Sindicato para a realização de campanhas de sindicalização, e atividades sindicais virtuais ou presenciais.
O prazo de vigência do acordo será de um ano, retroativo a primeiro de março de 2023. As diferenças da ajuda de custo deverão ser pagas no próximo pagamento após a aprovação em assembleia.
“O Sindicato sempre busca, com essas negociações de acordos coletivos de trabalho, condições melhores aos trabalhadores, tentando inovar e atender à demanda dos empregados. É importante também que os bancários se mantenham associados e próximos ao Sindicato, reportando informações para garantir que os termos do acordo sejam sempre cumpridos.”
Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.