Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desastre climático

Após negociação com o movimento sindical, Itaú antecipa pagamentos em meio à crise no RS

Imagem Destaque
Imagem aérea de Porto Alegre tomado pelas inundações

Em decorrência da grave situação enfrentada pelos funcionários, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o Itaú anunciou medidas para atenuar os impactos sobre seus trabalhadores que residem no estado. Uma delas é a antecipação da Gratificação Semestral, além do adiantamento do pagamento da primeira e segunda parcelas do décimo terceiro salário. Adicionalmente, o banco realizou o pagamento dos estagiários. Outras alternativas estão sendo avaliadas e, assim que definidas, serão comunicadas.

A decisão é fruto da segunda reunião do comitê de crise, formado por representantes sindicais bancários da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), da Fetrafi-RS e do SindBancários/PoA, bem como integrantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Valeska Picovai, secretária de saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionária do Itaú, acolheu positivamente as medidas anunciadas. Ela ressaltou, no entanto, que o movimento sindical está em busca de ações adicionais. "Os sindicatos ainda pleiteiam a interrupção temporária das metas de desempenho, a não contabilização de faltas para aqueles impedidos de trabalhar e o não funcionamento de agências que careçam de condições básicas de higiene, como ausência de água, por exemplo. Também avaliamos a necessidade de uma linha de crédito especial, sem acréscimos de juros e com prazos mais longos, destinada aos bancários impactados pelas adversidades, bem como outras iniciativas pertinentes", acrescentou.

“Enfrentamos uma situação crítica e desafiadora, porém, nossa prioridade é o bem-estar e a segurança de nossos colegas bancários e de suas famílias. O Itaú está empenhado em prover todo o apoio necessário neste momento adverso e em colaborar com as autoridades e entidades sindicais para superarmos juntos os desafios impostos pelas chuvas no Rio Grande do Sul”, enfatizou o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Jair Alves.

seja socio