A campanha em defesa dos empregos no Bradesco chegou ao núcleo Vila Leopoldina. A atividade realizada nesta quinta-feira 9 denunciou a reestruturação promovida pelo banco que está resultando em cortes de postos de trabalho, em sobrecarga e em adoecimentos nos trabalhadores, além de fechamento de agências e superlotação nas unidades bancárias remanescentes.
A atividade de caráter lúdico e circense expôs a situação dos bancários do Núcleo Vila Leopoldina, centro administrativo onde trabalham mais de 3 mil bancários que convivem com a eliminação de postos de trabalho e com a sobrecarga de trabalho.
“Um contrassenso. Os bancários do local estão adoecendo por causa do excesso de trabalho gerado pelas metas abusivas ao mesmo tempo em que o banco está fechando postos de trabalho, em uma lógica que prioriza o aumento dos lucros em detrimento da saúde dos trabalhadores e da manutenção dos empregos. Enquanto isso, o Bradesco permanece no pódio de reclamações do Banco Central, muito provavelmente devido ao mau atendimento causado pela falta de funcionários. O que reforça uma lógica pouco eficaz do banco, tendo em vista inclusive a redução substancial do lucro da instituição financeira nos últimos períodos.”
Vanderlei Alves, dirigente sindical e bancário do Bradesco
Também foi distribuída aos bancários e clientes a Folha Bancária que aborda a consulta nacional. Participe da consulta por meio deste link e indique suas prioridades para a Campanha Nacional dos Bancários 2024.
Números comprovam a sobrecarga
Entre o último trimestre de 2019 e o último trimestre de 2023, o Bradesco fechou 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário.
O fechamento de unidades bancárias veio acompanhado da redução de postos de trabalho e do aumento do número de clientes.
No primeiro trimestre de 2019 o Bradesco tinha 99.156 funcionários e 71,7 milhões de clientes. Uma relação de 723 clientes para cada empregado. No primeiro trimestre de 2024 o banco tinha 85.634 trabalhadores sendo que 74.208 são bancários, e 72,3 milhões de clientes, uma relação, portanto, de 974 clientes para cada bancário. Os dados são das Demonstrações Financeiras do Bradesco, e foram compilados pelo Dieese.
“Seguiremos nas ruas e nos locais de trabalho protestando para que o Bradesco contrate mais funcionários a fim de reduzir a sobrecarga de trabalho e os adoecimentos, e abra agências para atender melhor a população. O banco é uma concessão pública e tem o dever de oferecer um serviço digno à população, além de contribuir com a abertura de vagas de trabalho. Ainda mais porque seus empregados enfrentam sobrecarga de trabalho”, afirma Alves.