Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Cícero Augusto: 'É preciso ter consciência e discutir o pós-trabalho'

Imagem Destaque
Cícero camisa azul celeste, cabelos grisalhos e sem barba

No episódio da série O Sindicato é feito de pessoas, Cícero Augusto, bancário aposentado, fala da incorporação e extinção do banco União Comercial, das lutas realizadas pela Associação dos Bancários de São Paulo (Abaesp), do Estatuto do Idoso, do Mais Médicos e do legado da amiga Glória Abdu que faleceu em 2020.

Entrevista foi concedida em 2023, ano que marcou o centenário do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Cícero Augusto fala da articulação com o então prefeito na época, de São Paulo, Fernando Haddad, reivindicando uma medicina humanizada para os trabalhadores aposentados e que após visita técnica dos bancários a Cuba, sugeriram a vinda de médicos cubanos para o Brasil.

Cícero Augusto destaca que como uma missão, a Abaesp tinha fazer a alteração do Estatuto da entidade para depois, de forma abrangente discutir a criação e sanção da Lei da Pessoa Idoso, sancionada no governo Lula em 2003.

Cicero Augusto relembra ainda que após a aprovação da Lei do Idoso, a Abaesp teve que mudar a sua forma de atuação e passando a incorporar pautas mais abrangentes como discutir, por meio de força tarefa, com a CUT e sindicatos como pensar e melhorar as aposentadorias no Brasil.

E por fim, Cícero fala ainda do trabalho da Abaesp e de como eles tentam conscientizar os trabalhadores de que o pós-trabalho precisa de um planejamento com muitos anos de antecedência e ser debatido por toda sociedade.

Quer continuar assistindo?

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio