Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Defesa de direitos

Maio Lilás: Sindicalização de jovens é tema de seminário

Imagem Destaque
Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato, fala durante evento sobre dificuldade de sindicalização de jovens trabalhadores.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de filiados em sindicatos com idade entre 16 e 29 anos caiu de 3 milhões para 1,3 milhão entre 2012 e 2022, o que representa queda de 55%.

Diante deste dado, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Dieese e sindicatos reunidos no Fórum das Centrais debateram a dificuldade de sindicalização de jovens trabalhadores. O evento realizado na PUC-SP, nesta terça-feira 28, faz parte da campanha Maio Lilás, coordenada pelo MPT.

O seminário buscou trazer luz aos desafios enfrentados, mas também compartilhou as experiências que deram bons resultados na organização deste segmento.

Em sua fala, Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, destacou que a entidade é referência em negociação coletiva, organização e mobilização dos trabalhadores.

“Trinta e nove por cento da categoria bancária tem até 35 anos e nossa taxa de sindicalização é bem acima da média nacional. O Sindicato tem sido um espaço de acolhimento, formação e entretenimento, mas também é, sobretudo, um articulador da pauta dos trabalhadores, como por exemplo a defesa do emprego e o combate ao assédio moral e sexual. Além disto, se organiza para participar das pautas que interessam à sociedade como um todo, como o combate e a prevenção da violência doméstica, a discussão da transição justa, a regulamentação do sistema financeiro, dentre outros.”

Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato

Maio Lilás

O MPT promove em maio a campanha Maio Lilás, que busca estimular a participação de trabalhadores em lutas coletivas para a defesa de direitos.

Neste ano, a iniciativa reforça a importância da contribuição de jovens em atividades sindicais, com o slogan “Dê um play nos seus direitos”. Além do evento sobre sindicalismo e juventude em São Paulo, organizado em conjunto pelo MPT e pelo “Fórum da Centrais Sindicais”, houve lançamento da cartilha sobre atos antissindicais e publicação de posts nas redes sociais, além de outros eventos regionais.

seja socio