
Os bancários e bancárias do Santander Sede e Santander Radar vão eleger uma nova Cipa entre 12 e 14 de maio. A votação é eletrônica, por meio do Portal Pessoas > Portal da CIPA, e ocorre das 9h do dia 12 até as 10h do dia 14.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apoia os candidatos Érika Pegollo Reche Crivellari, para a Cipa Santander Sede, e Vinícius Vieira da Silva, para a Cipa do Radar, pelo comprometimento dos dois com a saúde e melhoria das condições de trabalhos dos empregados.
Santander Sede
Érika Pegollo Reche Crivellari trabalha no banco desde 2017, atualmente na área de processos e ciclo pós-venda. “Ser representante da CIPA é mais do que exercer uma função, é assumir um compromisso com a segurança e o bem-estar de todos no ambiente de trabalho! Acredito que segurança se faz com escuta, ação e proximidade, e nisso me identifico”, ressalta.
Propostas de Érika:
- Com minha experiência e postura ativa, contribuirei diariamente na identificação de riscos para diminuição de acidentes de trabalho;
- Promover e atuar em campanhas de conscientização da CIPA no ambiente de trabalho, bem como na construção de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;
- Promover e atuar em campanhas de conscientização de assédio moral.
Santander Radar
Vinícius Vieira da Silva trabalha no Santander desde 2013, atualmente no cargo de Especialista. “Sempre vi a CIPA como aliada no meu dia a dia, quero ajudar a criar uma cultura de segurança no local de trabalho, onde todos os funcionários tenham a oportunidade de contribuir para a melhoria contínua das condições de trabalho”, afirma.
Propostas de Vinícius:
- Identificar e avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho, visando a implementação de medidas preventivas que garantam a saúde e a integridade das pessoas;
- Promover a conscientização da CIPA no ambiente de trabalho;
- Contribuir para a redução de acidentes de trabalho, visando eliminar ou controlar riscos identificados;
- Atuar na fiscalização do cumprimento das normas de segurança e condições de trabalho para que estejam em conformidade com a legislação trabalhista, promovendo assim um ambiente seguro e saudável.
Cipa é conquista dos trabalhadores
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um importante instrumento de luta dos trabalhadores para cobrar das empresas medidas que previnam acidentes e assegurem um ambiente de trabalho adequado aos funcionários de todos os setores, respeitando suas particularidades.
O cipeiro, como é chamado o membro da comissão, tem entre suas funções: conscientizar os demais empregados sobre a gravidade das doenças ocupacionais; lutar por ações efetivas de prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança; empenhar-se, ao lado do Sindicato, pela ampliação dos direitos dos empregados afastados ou que retornaram ao trabalho após licença médica.
São atribuições da Cipa: realizar as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes, na qual se discutem questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho; acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como prevê a lei da Previdência Social; realizar atividades voltadas à saúde mental; informar e esclarecer os bancários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.
