São Paulo – O movimento sindical avançou em relação a um dos principais pontos da pauta sobre a saúde dos trabalhadores da categoria bancária: a avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Durante a mesa temática sobre saúde com a federação dos bancos (Fenaban), realizada na terça-feira 26, foi debatida a elaboração de um formulário para a análise.
Os bancos aceitaram a proposta de elaborar formulário conjunto entre empregados e empregadores para ser utilizado na realização de exames. O objetivo é a prevenção de doenças e acidentes do trabalho, com promoção da saúde e acompanhamento de todos os casos. “É o início do debate, mas já conquistamos essa aceitação pelos bancos para esse pontapé inicial. Continuaremos a discussão na próxima mesa para detalhar o documento”, diz a secretária de Saúde do Sindicato, Marta Soares (na foto, de verde).
Apesar do avanço, os bancos negam que uma cópia do formulário de avaliação seja entregue aos sindicatos.
Sipat – Duas reivindicações foram apresentadas aos bancos em relação à Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). No entanto, a federação dos bancos negou a participação dos representantes dos trabalhadores na elaboração do conteúdo das Sipats. Outra exigência, aceita pelos banqueiros, foi que o conteúdo programático das Sipats seja destinado para as unidades sem Cipas constituídas.
Reabilitação – Os trabalhadores reivindicaram a adesão dos bancos ao Programa de Reabilitação Profissional, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Ficou definido que serão feitas negociações banco a banco para a implementação da reabilitação.
Próximas – Nessa quinta-feira 28 reúne-se a mesa temática de segurança. A próxima prevista é a da igualdade de oportunidades, no dia 3 de julho.
Redação, com informações da Contraf-CUT – 27/6/2012
Linha fina
Bancos topam elaboração de formulário para avaliar exames médicos; Sindicato quer acompanhamento, com cópia das avaliações
Imagem Destaque