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Bancos abusam e tarifas crescem 41%

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Entre maio de 2011 e maio de 2012, bancos aumentaram seus ganhos cobrando dos clientes valores dez vezes acima da inflação do período. Somente nos últimos meses, elevação bateu a casa dos 17%
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Os bancos brasileiros estão cobrando cada vez mais caro pelos serviços que prestam aos seus clientes. Estudo da Fundação Procon de São Paulo aponta que as sete maiores instituições de varejo do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander) subiram as tarifas cobradas pelos serviços de contas bancárias em até 41%, entre maio de 2011 e maio de 2012. A inflação medida para o INPC, no período, foi de 4,88%.

Somente nos últimos três meses deste ano, quando o governo federal acentuou a redução das taxas de juros, a cobrança dos cinco maiores bancos (exceto Safra e HSBC) pelos serviços prestados bateu a casa dos 17,2% (comparando com o primeiro trimestre de 2011).

“Levando-se em consideração que a receita de prestação de serviços é uma das principais fontes de lucro para o setor, podemos afirmar com tranquilidade que os ganhos dos bancos aumentaram muito no último ano. Como aumentam todos os anos”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “São informações importantes para ajudar a analisar o cenário em que os bancários iniciarão, nos próximos meses, sua Campanha Nacional Unificada.”

Ganhos – O Itaú foi o que mais aumentou os preços, com variação de 41,58% entre os pacotes que mais subiram. Caixa Federal e Bradesco foram os responsáveis por elevações entre 30,61% e 30,60%, respectivamente. O Safra ampliou seus preços em até 27,78%. No HSBC, os aumentos ficaram em até 20%, no Banco do Brasil chegaram a 10% e no Santander ficaram na média de 3,07%.

“Tarifa provém do trabalho bancário. Ou seja, um serviço que deve ser prestado por funcionários bem remunerados e com boas condições de trabalho”, destaca Juvandia. “Ainda assim, há bancos que aumentaram o que cobram dos clientes e ainda demitiram trabalhadores, piorando a qualidade do atendimento e do ambiente nas agências e nos departamentos”, critica a dirigente, lembrando que o setor deve muito à sociedade. “Já passou da hora de as instituições financeiras cumprirem sua função social de investir na produção, fomentar o crédito e ajudar a gerar empregos. A campanha nacional dos bancários está chegando. Vamos continuar cobrando dos bancos mais responsabilidade com seus funcionários e com todo o país.”


Cláudia Motta - 11/6/2012

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