Pular para o conteúdo principal

Recife: agências são interditas por falta de segurança

Linha fina
Sindicato do Pernambuco aciona Ministério Público na luta pela segurança de bancários e clientes; prefeitura fecha agências do Bradesco e Santander que não cumpriam Lei de Segurança Bancária
Imagem Destaque

São Paulo - O Sindicato de Pernambuco pressionou e a Prefeitura decidiu agir para garantir o cumprimento da Lei de Segurança Bancária do Recife. O Dircon (Diretoria de Controle Urbano) interditou duas agências inseguras na segunda-feira 18, uma do Bradesco e outra do Santander. Na semana passada, um posto de atendimento do Itaú também foi interditado. As agências ficarão fechadas até que estejam de acordo com a legislação. E a Dircon garante que outras unidades serão interditadas em breve.

Para a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, as interdições das agências inseguras são históricas e inéditas no Brasil e podem abrir um precedente nacional para que outros estados e municípios atuem com mais rigor na questão da segurança bancária. Jaqueline conta que foi preciso procurar o Ministério Público para garantir a punição das agências inseguras.

A agência do Santander interditada nesta segunda foi alvo de um assalto violento no mês de fevereiro, que resultou em troca de tiros entre polícia e bandidos durante a fuga. A unidade não tinha vidros blindados, nem câmeras de segurança na área externa. A porta giratória com detector de metais ficava do lado de dentro da agência, depois do autoatendimento e nada foi modificado depois do assalto.

Já o Bradesco é o campeão em número de assaltos no estado. O último aconteceu na semana passada, dia 11, no Bradesco da Caxangá. No caso do posto do Itaú no Hospital Português, a Dircon afirma que a unidade está atendendo sem alvará de funcionamento. Só nestes primeiros seis meses do ano, as agências bancárias de Pernambuco já sofreram 17 assaltos, com três mortes: um vigilante e dois ladrões. Em 2011, foram 19 ocorrências durante o ano inteiro, sem vítimas fatais.

Foras da Lei - A Lei de Segurança Bancária do Recife foi sancionada em outubro 2010. Ela exige que as agências e postos de atendimento tenham, entre outras coisas, vidros blindados, biombos entre os caixas, câmeras de segurança internas e externas, portas giratórias com detectores de metais e dois vigilantes por andar, armados e com coletes à prova de balas em cabines de proteção blindadas.

Em São Paulo – No dia 15 de junho, mais de uma centena de trabalhadores foram à Câmara Municipal de São Paulo defender as portas de segurança nas agências bancárias. A audiência pública foi reivindicada pelo Sindicato e a presidenta da entidade, Juvandia Moreira, fez uma apresentação sobre números de violência nas agências no Brasil e no município. Leia a matéria completa.


Redação, com Seec-Pernambuco - 22/6/2012

seja socio