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Caixa retoma cronograma do Bolsa Família

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Cartões com final 1 recebem o benefício na segunda 17. Na terça 18, será a vez dos cartões com final 2 e assim sucessivamente, com exceção dos finais de semana
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Brasília – A Caixa Econômica Federal retoma na segunda 17 o cronograma normal de pagamentos do Bolsa Família, depois de boatos de que o programa chegaria ao fim. Devido às falsas notícias, milhares de pessoas correram às agências bancárias para resgatar o benefício, provocando tumultos em 12 estados.

De acordo com o cronograma da Caixa, os cartões com final 1 recebem o benefício na segunda 17. Na terça 18, será a vez dos cartões com final 2 e assim sucessivamente, com exceção dos finais de semana. Para os beneficiários com cartões com final 0, o pagamento será liberado no dia 28.

Em maio, a Caixa liberou antecipadamente todos os pagamentos no dia 17. No dia 27, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, explicou que a instituição alterou o sistema por causa da atualização no cadastro de informações sociais do governo federal, que fornece um número personalizado para cada cidadão inscrito em qualquer programa social da União. O novo sistema substituiu o cadastro anterior, em vigor desde julho de 2000.

De acordo com o presidente da Caixa, o banco identificou 692 mil beneficiários com mais de um número no novo cadastro. Para impedir que essas famílias ficassem sem receber o Bolsa Família, por causa dos dois números de inscrição, a Caixa decidiu liberar o saque antecipado, sem informar aos beneficiários.

De acordo com a Caixa, todos os cadastros com duplicidade já foram unificados. Além disso, o banco assegura que as agências dispõe de funcionários preparados para tirar dúvidas dos beneficiários do programa, mas não há reforço de pessoal específico para esse atendimento.

A Polícia Federal (PF) investiga o que pode ter levado ao boato sobre o fim do programa. No último dia 27, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que uma das linhas de investigação da PF era de que o surgimento do boato ocorreu por meio de uma empresa de telemarketing.


Kelly Oliveira, da Agência Brasil - 17/6/2013

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