Pular para o conteúdo principal

Cade autoriza compra do HSBC pelo Bradesco

Linha fina
Conselho aceita incorporação, mas proíbe comprador de participar de aquisições de novas instituições pelos próximos 30 meses; prioridade do Sindicato é manutenção dos empregos e direitos
Imagem Destaque

São Paulo – O Conselho Nacional de Defesa Econômica (Cade) bateu o martelo e autorizou o Bradesco a adquirir as operações do HSBC no Brasil. A decisão foi publicada pelo órgão na quarta-feira 8, após quase oito meses de apreciação.

“Aguardaremos a concretização dessa operação para nos reunirmos com representantes das duas instituições. Nossa preocupação é com a manutenção dos empregos e direitos dos funcionários nos dois bancos, conforme deliberamos no Encontro Nacional dos Funcionários do HSBC”, afirma o dirigente sindical e funcionário do HSBC Luciano Ramos, reforçando que já há compromisso das direções dos dois bancos com o movimento sindical, em reunião realizada em agosto do ano passado, de não haver demissão em massa.

> HSBC e Bradesco afirma: sem demissão em massa 

Na decisão favorável à operação, há ressalva feita pelo órgão de que o Bradesco não pode participar de fusões e aquisições de instituições financeiras e administradores de consórcios que atuem no Brasil pelo prazo de 30 meses. Essa determinação pode não ter efeito, pois o Banco Central, caso julgue pertinente – algo que coloque em risco o Sistema Financeiro Nacional –, pode vir a autorizar nova compra antes desse prazo.

O Cade também determina, entre outras medidas, que o Bradesco explique aos clientes do HSBC como funciona a portabilidade de serviços financeiros, caso queiram mudar de instituição financeira.  

A operação entre Bradesco e HSBC Brasil foi anunciada em agosto de 2015, envolvendo R$ 17,6 bilhões.

Encontro nacional – A incorporação do HSBC pelo Bradesco e seus efeitos sobre os trabalhadores foi o tema central dos debates travados por dirigentes sindicais do HSBC durante Encontro Nacional dos Bancos Privados dias 7 e 8 de junho, onde foram definidas prioridades específicas a serem levadas à discussão com os respectivos bancos.

> Manter emprego e direitos é prioridade no HSBC

Entre as dos bancários do HSBC, definidas por 82 dirigentes sindicais funcionários do banco de todo o país, estão a manutenção do emprego, auxilio-educação para todos e PLR mais justa. 

Clientes - Conforme cronograma apresentado pelo Bradesco, divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, o processo de migração de clientes do HSBC deve começar em outubro. A notícia destaca ainda declaração do vice-presidente do Bradesco, Alexandre Gluher, de que não há previsão de fechamento de agências. “Vai haver ampliação da rede de atendimento. Os dois bancos têm estrutura de agências que não se sobrepõe.”

Leia mais
> HSBC vende operações ao Bradesco
> BC aprova incorporação do HSBC pelo Bradesco


Jair Rosa – 8/6/2016

seja socio