Pular para o conteúdo principal

INSS não deve pagar antecipação do 13º salário

Linha fina
Ministério da Fazenda, ao qual Previdência agora está subordinada, confirmou não haver previsão para publicar decreto que autoriza crédito aos aposentados
Imagem Destaque
São Paulo – O Ministério da Fazenda confirmou na quarta-feira 1º que não deve pagar a primeira parcela do 13º este ano para os mais de 30 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o país. A Secretaria da Previdência, agora subordinada ao Ministério da Fazenda, informou que a antecipação ainda está sem definição.

A justificativa, de acordo com reportagem do jornal O Dia, seria de que o “governo” interino de Michel Temer não fez o provisionamento dos recursos para pagar a primeira parte na folha de agosto, como ocorreu durante dez anos, sendo o crédito feito sempre no começo de setembro.

O pagamento dessa antecipação era resultado de acordo de 2006, feito entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e entidades representativas dos aposentados e pensionistas. Em outros anos, em meados de maio já havia essa previsão para o pagamento dessa primeira parcela.

A Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas) deve entregar, nesta semana, ofício pedindo ao INSS a antecipação do 13º. Em 2015, a primeira parcela foi paga entre o fim de setembro e o início de outubro, já devido à crise.


Redação, com informações do jornal O Dia e Agora São Paulo – 6/6/2016
 
seja socio