Pular para o conteúdo principal

Mobilização cobra volta do Ministério da Previdência

Linha fina
Aposentados e pensionistas prometem ocupar agências do INSS em São Paulo, Rio, Cuiabá, Aracaju, Natal, Recife, Salvador, Minas e Brasília
Imagem Destaque
São Paulo – Aposentados e pensionistas prometem ocupar na quinta 2 agências do INSS em diversas cidades do país. A mobilização visa a exigir a volta do Ministério da Previdência, que foi anexado à pasta do Trabalho ainda na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff.

A manifestação, convocada pela Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), é organizada por diversas entidades participantes do Fórum Nacional em Defesa da Seguridade, lançado terça-feira 31 em Brasília.

> Frente suprapartidária sai em defesa da Previdência  

Representantes dos aposentados e pensionistas das cidades de São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Cuiabá, Aracaju, Natal, Recife, Salvador já confirmaram que participarão do ato. Em Minas Gerais, as manifestações estão previstas para a capital e interior.

Já em Brasília, a ocupação será liderada pelo presidente da Cobap, Warley Martins, que espera contar com o apoio dos próprios servidores do INSS. "Temos que debater o futuro da população brasileira, mas de forma responsável, sem tratar como lixo os segurados do INSS", afirmou Warley.

Uma possível proposta de reforma no sistema de aposentadorias deve ser apresentada nos próximos dias pelo governo do presidente interino, Michel Temer. O projeto é discutido entre a equipe econômica em parceria com centrais sindicais.

A reforma na Previdência é considerada como essencial no projeto do novo governo para realinhar as contas públicas e fazer com que o país volte a crescer. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já defendeu que seja estabelecida uma idade mínima para as aposentadorias.


Rede Brasil Atual - 2/6/2016
seja socio