São Paulo – Bancários decidiram por unanimidade acionar o Banco do Brasil para devolver à Previ o pagamento do Benefício Especial Temporário (BET) relativo ao pessoal pré-67. A decisão foi definida por assembleia realizada na noite da quinta-feira 8, no Sindicato, com a participação de bancários do BB da ativa e aposentados associados ao Plano 1 do fundo de pensão.
O benefício de 20% deveria ser pago aos aposentados por responsabilidade exclusiva do BB. Entretanto, o pagamento vinha sendo efetuado pela Previ, descumprindo o acordo de superávit de 2010. Diante disso, a categoria foi consultada e aprovou ajuizamento da ação em parceria com a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de pensão (Anapar).
“O grupo 67 é o pessoal do Plano 1, cuja responsabilidade pelo pagamento do benefício é exclusiva do Banco do Brasil. Como a Previ pagou esse valor relativo ao BET entre 2010 e 2013, solicitaremos na Justiça, em nome dos associados, que o BB ressarça esse pagamento”, explicou José Ricardo Sasseron, ex-diretor eleito da Previ.
João Fukunaga, diretor do Sindicato, lembra que a ação é uma iniciativa não só em defesa dos aposentados, mas em defesa de todos trabalhadores.
“O banco tinha acordado que faria o pagamento e não cumpriu. A Previ o fez utilizando o fundo comum de todos os trabalhadores e, na hora do ressarcimento, o Banco do Brasil disse que não iria fazer. Então, a ação é justamente para a gente cobrar judicialmente essa questão”, explica Fukunaga. “É importante ressaltar que o Sindicato está atento aos direitos dos aposentados, até porque não é só sobre esse direito, mas o de todos nós. Vamos cobrar o banco sobre sua responsabilidade”, completou.