Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Não adianta retaliar

Bancários da Caixa reafirmam adesão à greve desta sexta

Linha fina
Em ofício à direção do banco, Comissão Executiva dos Empregados reforça que trabalhadores não vão se intimidar com retaliações e destaca que luta é por nenhum direito a menos e em defesa dos bancos públicos
Imagem Destaque
Foto: Maurício Morais

Acesse a página para informações sobre a Campanha dos Bancários 2018

O movimento sindical enviou ofício ao presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, na quarta-feira 28, reafirmando a participação dos bancários da instituição na greve geral de sexta-feira 30. No documento, assinado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e Contraf-CUT, os trabalhadores também cobram o banco sobre a retaliação sofrida após a última greve geral, em 28 de abril, e destacam que a luta por nenhum direito a menos e em defesa da Caixa e dos bancos públicos vai continuar.

“O objetivo é deixar claro que nós não vamos nos intimidar diante da postura da direção da Caixa”, afirma o coordenador da CEE e diretor executivo do Sindicato, Dionísio Reis, referindo-se à punição aos bancários que aderiram à greve com desconto nos salários e identificação de suas ausências como ‘falta injustificável’, que leva a reflexos negativos na carreira.

“Nossa luta é para defender nossos empregos, para defender o caráter público do banco, que tem um papel importante para o país. É para manter os direitos trabalhistas que levamos décadas para conquistar, e para manter os direitos específicos dos empregados da Caixa, que estão ameaçados pelo governo ilegítimo de Temer. Portanto, não vamos deixar de lutar e vamos fazer greve na sexta 30”, reforça Dionísio.

Na Justiça

Diante da postura intransigente da Caixa, que manteve o desconto e a ‘falta injustificada’ e se recusou a abrir canal de negociação, o Sindicato apelou para a Justiça. Nesta quarta 28, a Sessão de Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), ao julgar mandado de segurança impetrado pelo Sindicato, entendeu que a decisão deve ser prerrogativa da 1ª instância da Justiça do Trabalho.

Assim, a SDI-1 determinou que deve prevalecer a decisão da juíza Isabel Cristina Gomes, da 16ª Vara do Trabalho de São Paulo, que havia indeferido o pedido de liminar do Sindicato contra o desconto promovido pelo banco. O Jurídico do Sindicato vai apelar da decisão à instância máxima da Justiça Trabalhista, o Tribunal Superior do Trabalho.

Apesar de a liminar contra o desconto ter caído, a Ação Civil Pública de autoria do Sindicato continua esperando pela decisão da juíza da 16ª Vara, Isabel Cristina Gomes.

Leia mais
> Sindicato questiona Occhi sobre retaliação à greve
> Sindicato obtém parecer contra retaliação à greve
> Sindicato cobra reversão da retaliação à greve do dia 28

 

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
oficio_a_caixa.doc (337 KB) 337 KB