Pular para o conteúdo principal
Chapéu
CRST

Conselhos Gestores serão renovados em meio a desmonte da saúde pública

Linha fina
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador auxilia na comprovação de doença do trabalho e oferece tratamento; população vota em representantes no dia 12
Imagem Destaque
Arte: Marcio Baraldi

São Paulo – A população enfrenta um processo de desmonte das garantias sociais promovido pelo atual governo. A Previdência Social e o Sistema Único de Saúde (SUS) são dois dos principais alvos. Uma oportunidade para a sociedade se organizar e resistir é a eleição aos Conselhos Gestores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST). 

Os cidadãos devem votar em representantes que defendam seus interesses neste espaço responsável pelo controle, avaliação e implantação das ações de saúde ligadas ao trabalho. Dirigentes ligados ao Sindicato têm histórico de luta em defesa dos direitos sociais e dos trabalhadores, e concorrerão na eleição. 

Cada CRST possui um Conselho Gestor e a população tem direito a escolher um representante. A eleição deste ano ocorre em 12 de junho, das 9h às 16h, e será ralizada nos CRST. Tem direito a voto quem reside ou trabalha em cada uma das regiões subordinadas a esses centros e as urnas serão instaladas nos próprios locais. É necessário ser maior de 18 anos e apresentar RG – ou crachá da empresa onde trabalha – e comprovante de residência para votar.

“Os candidatos vinculados ao Sindicato terão o compromisso de atuar por melhorias nos serviços dos centros de referência e em defesa do SUS. E também para que os CRSTs sejam direcionados à ação contra a violência organizacional que compromete a saúde mental de bancários e demais categorias profissionais. Por isso, é importante que seus amigos e familiares também votem nos candidatos apoiados pelo Sindicato”, orienta o secretário de Saúde da entidade, Dionísio Reis.

Candidatos apoiados pelo Sindicato


Os CRSTs estão vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo são seis unidades dotadas de estrutura voltada para o auxílio gratuito ao cidadão, com ou sem carteira de trabalho, a notificar e diagnosticar doenças e acidentes decorrentes da atividade profissional. Inclusive faz emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento essencial para que o INSS reconheça uma doença ou acidente de trabalho. 

Como utilizar – Para ter acesso aos serviços do CRST o trabalhador tem de se dirigir à unidade mais próxima de sua residência ou do serviço, apresentar comprovante de endereço, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e guia de encaminhamento que pode ser emitida pelo sindicato ao qual é vinculado, pela empresa ou por um médico. Antes da consulta, a pessoa passa por triagem cujo horário e dias são distintos em cada uma das unidades.

Mapa da cidade de São Paulo com destaque para a área de abrangência de cada um dos seis CRSTs


Desmonte – Sob o governo de Michel Temer foi promulgada emenda constitucional que congelará os investimentos em saúde (e também educação) pelos próximos 20 anos, o que acarretará perdas de R$ 743 bilhões no Sistema Único de Saúde, no período, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, por meio de medida provisória, a atual administração federal cancelou 84% dos auxílios doença.  

A cobertura dos planos de saúde privados oferecidos pelos bancos é limitada e não assegura o pagamento de benefício durante o período de afastamento por doença de trabalho ou aposentadoria por invalidez. “Esses são direitos garantidos pela Previdência Social, por isso o Sindicato tem a convicção da importância de defender esse sistema”, afirma Dionísio Reis. 

seja socio