Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mãe Dináh

Economista considera ser cedo prever queda do desemprego

Linha fina
"Ele se baseia numa pesquisa do IBGE de que o comércio teria subido 1% em abril, mas quando olhamos com cuidado, vemos que viemos de um mês de quedas", disse Cesar Locatelli, em entrevista para a Rádio Brasil Atual
Imagem Destaque
Foto: José Cruz / Agência Brasil

São Paulo - O economista Cesar Locatelli rebateu a declaração do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que a taxa de desemprego deve começar a cair a partir de agosto. Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Locatelli afirmou não estar 'vendo sinais inequívocos de que a gente está saíndo de fato da recessão".

"É cedo para fazer essas afirmações que ele faz. Na verdade, faz um ano do golpe e o governo não dá sinais de que entramos numa retomada de crescimento. Diziam que após a derrubada da Dilma a economia iria crescer, mas não aconteceu, isso porque não tivemos uma estabilidade política", acrescentou.

Cesar entende que o ministro não teve cuidado ao analisar o dado para fazer a afirmação, dada em seu perfil no Twitter na terça 13. "Ele se baseia numa pesquisa do IBGE de que o comércio teria subido 1% em abril, mas quando olhamos o dado com cuidado, vemos que viemos de um mês de quedas de vendas", diz.

Também pelo Twitter, o ministro da Fazenda disse que "previsões econômicas são de aumento do emprego durante o ano, retomada dos investimentos e manutenção dos gastos sociais do governo". O economista desmente e cita a reforma trabalhista como exemplo. "Quando você corta direitos, corta o bem-estar das pessoas. Elas terão menos renda. Se elas têm menos renda e o governo gasta menos, e com os investidores retraídos, como a economia vai crescer?"

seja socio