Pular para o conteúdo principal
Chapéu
#BoraGanharEsseJogo

Campanha dos Bancários 2022: negociações com os bancos começam nesta quarta 22

Imagem Destaque

Começa nesta quarta-feira 22, às 14h, o processo de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2022 (campanha salarial) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária e dos Acordos Coletivos de Trabalho.

As negociações são a fase seguinte da Campanha Nacional, após a entrega da minuta (pauta) de reivindicações da categoria bancária, ocorrida na última quarta-feira 15.

A pauta de reivindicações foi definida na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida entre os dias 10 e 12 de junho, e aprovada em assembleias realizadas por sindicatos de todo o país nos dias 13 e 14 de junho.

Entre as principais reivindicações estão o aumento real de 5% (INPC +5%); aumento ainda maior para os vales refeição e alimentação; e questões relacionadas à saúde, como por exemplo, o acompanhamento dos bancários com sequelas da Covid-19.

“Iniciaremos nesta quarta-feira 22 o processo de negociação para renovação da nossa Convenção Coletiva de Trabalho na qual estão clausulados todos os direitos da categoria, há mais de 30 anos”, ressalta Ivone Silva, presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários

Ivone salienta que, além de manter os direitos já existentes na convenção, os trabalhadores querem novas conquistas.

“Entre as principais reivindicações estão o aumento real no salário e nos vales refeição e alimentação, que possibilitem chegar ao final do mês. Também queremos discutir melhores condições de trabalho a fim de garantir a saúde dos bancários, que enfrentam a pressão das metas nas agências bancárias”, acrescenta.

Fim da ultratividade

A data-base da categoria bancária é 1º de setembro, e a Convenção Coletiva de Trabalho atual vale até 31 de agosto, isto porque a reforma trabalhista de 2017 acabou com a ultratividade, princípio que garantia a manutenção de todos os direitos clausulados em um Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho até sua renovação.

Diante deste retrocesso para os trabalhadores, o Sindicato alerta aos bancários para que se mantenham mobilizados e informados.

“É fundamental que os bancários e bancárias se mantenham mobilizados em seus locais de trabalho e nas redes sociais, com a hashtag #BoraGanharEsseJogo; e se informem e compartilhem entre os colegas os conteúdos do Sindicato dos Bancários publicados no site e nas redes sociais [veja links abaixo]. Esta mobilização e organização contribuirão muito para que, em setembro, tenhamos a CCT renovada e todos os nossos direitos assegurados.”

Principais reivindicações da Campanha dos Bancários 2022

Na pauta definida pela categoria destacam-se a reposição salarial e nas demais verbas com base na inflação do período entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real.

Veja outras reivindicações:

  • Aumento maior para o VR e VA;
  • Garantia dos empregos;
  • Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste;
  • Fim das metas abusivas;
  • Combate ao assédio moral;
  • Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19.

Calendário de negociações

Junho:
22 e 27/6
Julho:
6, 22 e 28/7
Agosto:
1, 3, 8, 11, 15, 18, 19, 20, 22, 23 e 24/8

seja socio