O terceiro episódio da série História em Pílulas aborda o início da luta da categoria bancária pela jornada de 6 horas. Essa batalha começa no ano de 1933. Até então, as jornadas eram desgastantes, em geral das 9h às 18h, e em alguns casos podiam se estender pela madrugada. Além disso, era alto o índice de tuberculose entre a categoria, por conta de ambientes insalubres, sem ventilação adequada, e do manuseio de cédulas muitas vezes contaminadas por fungos ou bactérias.
Com a mobilização dos trabalhadores é aprovada uma lei que, contudo, descontenta a categoria: determina jornada de 36 horas em seis dias, e não as 32 horas que reivindicavam os bancários; além disso, a lei também deixa de fora o pagamento obrigatório de horas extras. Assim, a jornada de 6 horas continuaria a ser uma das principais reivindicações dos bancários, e só se tornaria uma realidade em 1957.
Assista ao episódio completo:
- Assista também ao primeiro e segundo episódios da série História em Pílulas, que faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril.
- Assista ainda às entrevistas de Ivone Silva, Neiva Ribeiro e Juvandia Moreira, na série O Sindicato é feito de pessoas.