Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Dionísio Reis: 'O Sindicato foi fundamental para minha formação política e humana'

Imagem Destaque
Dionísio Reis, camisa azul marinho, cabelos pretos e óculos

No novo episódio da série O Sindicato é feito de pessoas, o empregado da Caixa Dionísio Reis falou sobre a decisão de se tornar bancário, da aproximação com o movimento sindical, das conquistas importantes para quem trabalha na Caixa e dos desafios do Sindicato.

A entrevista foi concedida em 2023, ano do centenário do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, na ocasião em que era diretor executivo do Sindicato e atualmente está como gerente de Relacionamento da Funcef.

Dionísio Reis destaca a importância das conquistas para os empregados da Caixa como a isonomia nos planos e cargos e salários, em 2008; e a PLR Social como reconhecimento do papel social que os empregados desempenhavam dentro do banco público; a manutenção do plano de saúde e o custeio do Saúde Caixa.

Dionísio Reis fala sobre a tentativa de prisão do presidente Lula, da mobilização no Aeroporto de Congonhas junto aos movimentos sociais, da luta em defesa da democracia, das grandes greves dos anos 2000, e da luta em defesa da Caixa 100% pública.

Dionísio Reis fala sobre os desafios do Sindicato em defesa da democracia, da importância em posicionar-se diante das demais categorias, da comunicação e do diálogo com as bases e os trabalhadores, além de entender as novas formas de organização de luta.

Quer continuar assistindo?

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio