Pular para o conteúdo principal

Grupo de apresenta resultados sobre saúde

Linha fina
Bancários ouviram equipe de Psicologia da PUC-SP e principal causa de adoecimento é ocasionada por fusões e cobrança de metas abusivas
Imagem Destaque

São Paulo – Com o objetivo de proporcionar um espaço para reflexão sobre a saúde da categoria, o Sindicato, em parceria com a faculdade de Psicologia da PUC-SP, promove todos os semestres o grupo de acolhimento Encontros de Saúde dos Bancários. Os trabalhadores são monitorados por uma equipe de professores e estudantes de Psicologia e pela secretaria de Saúde da entidade. Na segunda 2, a equipe que promove os encontros em grupo apresentou resultados sobre o trabalho desenvolvido no semestre.

No início do projeto, as reuniões eram realizadas durante o dia, impossibilitando a participação de bancários da ativa. No primeiro semestre do ano, com reuniões à noite, aumentou o número de interessados em falar sobre a relação entre sofrimento e rotina de trabalho, fortalecer formas de enfrentamento dos problemas na vida pessoal e profissional e pensar em alternativas para evitar o adoecimento e preservar a boa saúde.

“O retorno dado pela coordenadoria do grupo mostra que o sofrimento maior dos trabalhadores decorre do processo de fusão entre instituições financeiras e assédio moral gerado principalmente em decorrência da cobrança de metas individuais”, aponta a secretária de Saúde do Sindicato, Marta Soares.

Segundo a dirigente, uma das reclamações é que em alguns locais de trabalho não é oferecido ao funcionário atendimento psicológico. “Percebemos uma violência organizacional instaurada no modelo de trabalho imposto pelo banco. Defendemos melhorias na saúde e condições de trabalho e para isso os grupos de acolhimento continuam em andamento”, ressalta Marta.


Redação – 3/7/2012

seja socio