Pular para o conteúdo principal

Juros em operação de crédito têm alta em junho

Linha fina
Pesquisa aponta aumento nos valores cobrados ao consumidor entre maio e junho; entidade vê relação com alta da Selic
Imagem Destaque

São Paulo – Levantamento realizado pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) constatou aumento nas taxas de juros nas operações de crédito no mês de junho, seguindo tendência registrada anteriormente pelo Procon.

> Bancos elevam juros para consumidor, aponta Procon

Divulgada nesta segunda 15, a pesquisa tem como base seis linhas de crédito para pessoa física e três para pessoa jurídica.

A taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,43% ao mês em maio para 5,45% a.m. em junho, o que corresponde a uma elevação de 0,37% no mês e ao maior valor desde novembro de 2012.

Entre as seis linhas analisadas, os juros do comércio, cartão de crédito rotativo e CDC-bancos-financiamento de veículos mantiveram a mesma taxa. Já o cheque especial, o empréstimo pessoal e o empréstimo pessoal-financeiras apresentaram alta.

Das três linhas de crédito para pessoas jurídicas pesquisadas, duas apresentaram elevação (capital de giro e desconto de duplicatas) e uma foi reduzida (conta garantida).

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica passou de 3,05% a.m. em maio para 3,09% a.m. em junho – também o maior índice aferido desde novembro de 2012.

Selic – A Anefac aponta a possibilidade de as taxas terem aumentado em função da alta da Selic anunciada pelo Copom em 29 de maio – no dia 10 de julho, o órgão do BC aumentou a taxa novamente.

Porém, o levantamento mostra que os bancos praticam juros muito acima da Selic. No período de julho de 2011 a junho de 2013, a taxa básica de juros teve queda de 36%. As taxas do mercado não acompanharam o ritmo no mesmo período: a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma redução de 32,17% e nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma redução a queda foi de 27,77%.


Redação – 15/6/2013

seja socio