Pular para o conteúdo principal

Projeto-piloto de segurança poderá ser ampliado

Linha fina
Programa seria implementado em mais cidades; movimento sindical reivindica inclusão de itens de proteção
Imagem Destaque

São Paulo – O projeto-piloto de segurança bancária poderá ser ampliado para mais duas capitais brasileiras. Sem especificar quais serão as cidades, a federação dos bancos (Fenaban) fez o anúncio na quarta-feira 23, durante reunião com dirigentes sindicais para avaliar o andamento do programa.

Conquista da Campanha Nacional 2012, está em andamento em 209 agências de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes e tem a missão de testar itens de segurança há muito tempo reivindicados pelos bancários para a prevenção de assaltos: porta-giratória com detector de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e vigilantes armados e com coletes balísticos.

“Era para fazer avaliação aprofundada do projeto-piloto, mas a Fenaban sequer apresentou dados sobre o programa”, critica o diretor executivo do Sindicato Carlos Damarindo. “Entretanto, o movimento sindical entende que houve avanços nas três cidades onde as medidas de segurança foram implementadas”.

O programa foi responsável pela redução em 30% do número de assaltos a bancos nas três cidades pernambucanas entre agosto do ano passado, quando começou sua implantação, e abril deste ano, mês em que foi realizado o levantamento pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco e a Fenaban.

> Projeto-piloto reduz assaltos a bancos em 30%

Durante a reunião, os representantes dos trabalhadores cobraram da Fenaban a implantação de mais medidas de segurança nas agências do programa como, por exemplo, retirar do bancário a responsabilidade pela chave da agência. “Nós já temos comprovados avanços do projeto-piloto com as atuais medidas de segurança. Agora queremos a inclusão de novos itens. Também reivindicamos que a iniciativa seja implantada em todo o país e esteja assegurada na Convenção Coletiva de Trabalho”, afirma o dirigente sindical.


Rodolfo Wrolli – 23/7/2014

seja socio