Pular para o conteúdo principal

Mais Médicos fortalece sistemas de saúde no RN

Linha fina
Estado acolhe atualmente 264 profissionais do programa. Desses, 185 são cubanos e 79 brasileiros ou intercambistas individuais
Imagem Destaque
São Paulo – A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) revelou que a atuação do Programa Mais Médicos melhorou o funcionamento dos sistemas de saúde no Rio Grande do Norte. A pesquisa, divulgada na segunda-feira 25, foi feita nos municípios Jardim do Seridó, Riacho de Santana, Venha Ver e Vera Cruz. Todos são de pequeno porte, com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e exclusivamente atendidos por profissionais do Mais Médicos.

“Por meio de entrevistas com gestores, profissionais de saúde, pacientes e outros usuários do SUS, foi possível concluir que a presença dos profissionais cooperados do Mais Médicos ampliou e fortaleceu o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos quatro municípios pesquisados”, afirma Renato Tasca, coordenador do Mais Médicos na Opas/OMS.

De acordo com o estudo, o programa aporta no Rio Grande do Norte 264 médicos, sendo 185 cooperados (cubanos) e 79 brasileiros ou intercambistas. Esses profissionais estão distribuídos em 101 dos 167 municípios do estado e representam mais de um quarto do total de profissionais vinculados à Estratégia de Saúde da Família no Rio Grande do Norte.

O documento da Opas explica que, embora os centros urbanos menores concentrem 44% da população brasileira, problemas como a indisponibilidade e a alta rotatividade de médicos são recorrentes nos locais, principalmente para a atuação no cuidado primário de saúde.

Rede Brasil Atual com informações da Opas/OMS – 27/7/2016
 
seja socio