Bancários de todo o país se reúnem entre os dias 2 e 4 de agosto, em São Paulo, na 21ª Conferência Nacional da categoria. Os delegados e delegadas debaterão questões que interferem diretamente na sociedade e no cotidiano de trabalho nas agências e nos departamentos bancários, e definirão as estratégias e planos de ação para defender a soberania nacional, a democracia, os empregos, os direitos dos trabalhadores e combater a reforma da Previdência e as privatizações dos bancos publicos e das demais empresas públicas.
> 30º CNFBB, dias 1º e 2 de agosto, enfocará defesa do BB e dos funcionários
> 35º Conecef, dias 1º e 2 de agosto, tem como tema luta contra o retrocesso
“A categoria é a única que possui uma convenção coletiva que engloba todo o país. Os direitos dos bancários são os mesmos em qualquer ponto do território nacional. Temos tudo isso graças à nossa unidade e, mais do que nunca, precisamos nos manter unidos para defender nossos direitos e conquistas, nossos empregos e o direito de nos organizarmos”, explicou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, responsável pela organização do evento.
Juvandia ressaltou que os direitos dos trabalhadores estão sob forte ataque no Brasil e no mundo. “O capital internacional quer ditar o rumo das políticas a serem adotadas para que obtenham cada vez mais lucros. Esse governo e o Congresso têm pautado a retirada de direitos, como o direito de se aposentar com dignidade; o direito a uma jornada e um trabalho dignos, atacados agora pela MP 881”, disse. “Buscam minar as forças dos sindicatos e demais movimentos sociais porque estes impõem resistência a estes desmandos. Temos que estar unidos, não apenas como categoria, mas no conjunto da classe trabalhadora, e nos preparar para nos defender e cobrar políticas que gerem empregos, não aprofundem o desemprego”, disse a presidenta da Contraf-CUT.
> Bancário, vote contra a medida no site do Senado (clique aqui)
> Consulta Contraf: bancários são contra trabalho aos finais de semana
> MP 881: uma reforma trabalhista disfarçada
> Saiba mais sobre a MP 881 na página 4 da Folha Bancária
> Ministério Público contesta parcialmente projeto de ‘mini-reforma trabalhista’
Materiais e informações
Uma novidade da 21ª Conferência Nacional dos Bancários será a substituição dos materiais impressos pela tecnologia. Desde a programação, aos subsídios de reflexões e demais informações estarão disponíveis em um App que pode ser baixado nos celulares e/ou tablets dos delegados.
A iniciativa visa otimizar a utilização dos recursos da categoria e ampliar a gama de informações sobre o evento.
Redes sociais
O evento terá cobertura total de imprensa, com publicação imediata de textos no site da Contraf-CUT e do Sindicato dos Bancários de São Paulo. A Contraf-CUT fará ainda a transmissão ao vivo de algumas mesas de debates, com vídeos veiculados na página da confederação no Facebook. Nas redes sociais, os delegados serão instruídos a utilizar as hashtags #21C e #NossaLutaÉ nas fotos, comentários e demais postagens. O Sindicato dos Bancários de São Paulo também fará cobertura da conferência em suas redes sociais: Facebook e Twitter.
Programação
Veja abaixo a programação completa da 21ª Conferência Nacional dos Bancários.
Dia 02 de agosto: sexta-feira
12h às 20h – Credenciamento de delegadas e de delegados.
19h – Abertura solene
Dia 03 de agosto: sábado
9h às 13h – Credenciamento de delegados e de delegadas.
9h às 9h30 – Votação do Regimento Interno
10h às 13h – Mesa 1 – Análise de conjuntura
13h às 14h – Prazo para substituições de delegadas ou de delegados
13h às 14h30 – Intervalo para almoço
14h30 às 16h30 – Mesa 2 – Soberania Nacional
16h30 às 18h – Mesa 3 – Reforma da Previdência
19h – Confraternização
Dia 04 de agosto: domingo
10h às 11h30 – Mesa 4 – Futuro do Trabalho, Impactos nos empregos e na Organização Sindical
12h às 14h – Mesa 5 – Resoluções e moções