Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Saúde do Trabalhador

Pesquisa quer saber opinião de bancários sobre trabalho em plataformas digitais

Linha fina
Pioneiro, levantamento tem por objetivo investigar patologias que acometem os trabalhadores do setor e subsidiar políticas e práticas sindicais e institucionais de prevenção às doenças
Imagem Destaque
Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Sindicato dos Bancários de Brasília, quer saber a opinião de bancários de todo o Brasil sobre trabalho em plataformas digitais. Pioneiro, o levantamento tem por objetivo investigar patologias que acometem os trabalhadores do setor e subsidiar políticas e práticas sindicais e institucionais de prevenção às doenças.

Seminário no Sindicato discutiu tecnologia e precarização do trabalho
Os infoproletários, a tecnologia e a uberização do trabalho
‘Não existe empreendedorismo, mas gestão da sobrevivência’, diz pesquisadora

O anonimato dos participantes é garantido. Para responder a pesquisa, o bancário tem de acessar este link e preencher um formulário, o que leva em torno de 15 minutos. Os dados serão analisados coletivamente, não sendo possível a identificação dos respondentes, e divulgados em forma de artigo científico a ser publicado em 2019/2020.

Para a professora Ana Magnólia, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB, o sofrimento e adoecimento dos trabalhadores são causados pela organização do trabalho, que visa o lucro acima de tudo e de todos.

“Sabemos que uma pesquisa não é a solução para as causas do adoecimento pelo trabalho, mas é um passo fundamental para dar visibilidade a esta modalidade de organização do trabalho – em plataforma digital – que tem gerado muitas queixas dos trabalhadores, sofrimento e afastamentos. Assim, sua resposta é uma oportunidade para identificar esses riscos e construir coletivamente estratégias de luta para prevenção e promoção da saúde do trabalhador, que tem se agravado intensamente”, esclarece. 

Além de ações de prevenção às LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e ao adoecimento mental, a pesquisa também deve subsidiar campanhas contra o assédio moral e o suicídio. 

 

 

seja socio