Após sucessivas cobranças do Sindicato, o Santander atendeu às demandas dos bancários do Vila Santander Paulista (VSP) relativas ao trabalho aos fins de semana para os setores de Ouvidoria, SAC 2º Nível e NIPF (Núcleo de Inteligência e Prevenção a Fraude). O banco obrigava a realização de hora extra, com apresentação de atestado por motivo de saúde em caso de ausência, e ainda havia determinado que o dia não trabalhado impactaria na aderência. Além disso, quem tivesse de se ausentar no fim de semana de trabalho teria de arrumar um colega para a troca da escala.
Dirigentes do Sindicato estiveram reunidos com o RH Sindicais do Santander no dia 12 de junho para tratar de vários problemas relatados pelos trabalhadores das unidades Vila Santander Paulista (VSP), Vila Santander Empresarial (VSE) e Vila Santander Carioca (VSC), entre eles a questão das horas extras aos fins de semana no VSP. Sobre este ponto específico, após conversas com o Sindicato, o banco realizou uma reunião com os trabalhadores no dia 17 de julho e alinhou o que havia sido combinado com dirigentes sindicais.
Entretanto, ainda permanecem pendentes demandas relativas a gerentes digitais atendendo 8 horas com headset, descumprimento do acordo de call center, Pesquisa de Satisfação (NPS), almoço no VSP e mudança de endereço do Digital. O Sindicato cobrou do banco a resolução de todos os problemas. É importante que os trabalhadores procurem a entidade para dizer se houve ou não melhorias.
Sobre as horas extras foram definidos os seguintes pontos:
- Os nomes dos trabalhadores que não puderem fazer hora extra não irão mais aparecer na escala;
- Os trabalhadores escolhem o final de semana e quantos poderão trabalhar, bem como o horário que poderão fazê-lo (6 horas ou 8 horas);
- Não haverá impacto na aderência,
- Não é necessário atestado caso o funcionário escalado esteja com problemas de saúde;
- Não há necessidade de troca da escala para os trabalhadores que não puderem comparecer no fim de semana de trabalho antes definido.
Com a demanda das horas extras atendida, muitos bancários do Vila elogiaram a atuação do Sindicato na luta por melhores condições de trabalho.
“Depois de tanta briga e atuação do Sindicato, as coisas melhoraram. Obrigado pela atenção de vocês com a gente”, relatou um funcionário.
“Agora está tudo sob o nosso controle. O que vocês fizeram deu certo”, complementou outro trabalhador.
O dirigente André Bezerra, bancário do Santander, lembra que, além da sindicalização para fortalecer a luta da categoria por direitos e melhores condições de trabalho, é importante os trabalhadores sempre procurarem o Sindicato.
“Quem sentir-se pressionado no local de trabalho deve denunciar à entidade – por meio dos dirigentes sindicais nos locais de trabalho e nas regionais (veja endereços e telefones aqui), do site, da Central de Atendimento (11 3188-5200) ou pelo WhatsApp (11 97593-7749). O sigilo é garantido”, enfatiza o dirigente.