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Chapéu
Pressão

Sindicato cobra e Santander atende demanda relativa ao trabalho aos fins de semana no Vila

Linha fina
Após pressão do movimento sindical, banco alinhou com os trabalhadores dos setores de Ouvidoria, SAC 2º Nível e NIPF o que havia sido combinado sobre o assunto em reunião com dirigentes sindicais
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Foto: Seeb-SP

Após sucessivas cobranças do Sindicato, o Santander atendeu às demandas dos bancários do Vila Santander Paulista (VSP) relativas ao trabalho aos fins de semana para os setores de Ouvidoria, SAC 2º Nível e NIPF (Núcleo de Inteligência e Prevenção a Fraude). O banco obrigava a realização de hora extra, com apresentação de atestado por motivo de saúde em caso de ausência, e ainda havia determinado que o dia não trabalhado impactaria na aderência. Além disso, quem tivesse de se ausentar no fim de semana de trabalho teria de arrumar um colega para a troca da escala.

Dirigentes do Sindicato estiveram reunidos com o RH Sindicais do Santander no dia 12 de junho para tratar de vários problemas relatados pelos trabalhadores das unidades Vila Santander Paulista (VSP), Vila Santander Empresarial (VSE) e Vila Santander Carioca (VSC), entre eles a questão das horas extras aos fins de semana no VSP. Sobre este ponto específico, após conversas com o Sindicato, o banco realizou uma reunião com os trabalhadores no dia 17 de julho e alinhou o que havia sido combinado com dirigentes sindicais.

Entretanto, ainda permanecem pendentes demandas relativas a gerentes digitais atendendo 8 horas com headset, descumprimento do acordo de call center, Pesquisa de Satisfação (NPS), almoço no VSP e mudança de endereço do Digital. O Sindicato cobrou do banco a resolução de todos os problemas. É importante que os trabalhadores procurem a entidade para dizer se houve ou não melhorias.

Sobre as horas extras foram definidos os seguintes pontos:

- Os nomes dos trabalhadores que não puderem fazer hora extra não irão mais aparecer na escala;

- Os trabalhadores escolhem o final de semana e quantos poderão trabalhar, bem como o horário que poderão fazê-lo (6 horas ou 8 horas);

- Não haverá impacto na aderência, 

- Não é necessário atestado caso o funcionário escalado esteja com problemas de saúde;

- Não há necessidade de troca da escala para os trabalhadores que não puderem comparecer no fim de semana de trabalho antes definido.

Com a demanda das horas extras atendida, muitos bancários do Vila elogiaram a atuação do Sindicato na luta por melhores condições de trabalho.

“Depois de tanta briga e atuação do Sindicato, as coisas melhoraram. Obrigado pela atenção de vocês com a gente”, relatou um funcionário.

“Agora está tudo sob o nosso controle. O que vocês fizeram deu certo”, complementou outro trabalhador.

O dirigente André Bezerra, bancário do Santander, lembra que, além da sindicalização para fortalecer a luta da categoria por direitos e melhores condições de trabalho, é importante os trabalhadores sempre procurarem o Sindicato.

“Quem sentir-se pressionado no local de trabalho deve denunciar à entidade – por meio dos dirigentes sindicais nos locais de trabalho e nas regionais (veja endereços e telefones aqui), do site, da Central de Atendimento (11 3188-5200) ou pelo WhatsApp  (11 97593-7749). O sigilo é garantido”, enfatiza o dirigente.

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