Pular para o conteúdo principal

Bancários do Itaú lotados no CE do Aço vão eleger nova Cipa em julho

Imagem Destaque

Os funcionários do Itaú lotados no Centro Empresarial do Aço vão eleger, entre os dias 6 e 12 de julho, a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apoia Daniel Cardinali nº 3, funcionário do Itaú desde 2007 e atualmente lotado na Coordenadoria Parâmetros e Fin. Varejo.

“Nunca é demais lembrar que saúde e segurança tem nome, sou o Cardinali e serei seu representante para cobrar melhores condições de trabalho no Prédio do Aço”, afirma Cardinali.

Propostas do candidato

  • Cobrar do banco implantação de ambulatório no CE Aço;
  • Implantação de piso tátil, em todas as dependências do CE Aço, para pessoas com dificiência visual;
  • Informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos e sobre a segurança no ambiente de trabalho;
  • Cobrar do Itaú melhores condições de ergonomia para os trabalhadores em home office, como vistoria para implantação de mesas e cadeiras adequadas a fim de evitar adoecimentos

O que é a Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.

Por que a Cipa é importante

É dever do cipeiro eleito levar as reivindicações dos bancários às reuniões da Cipa e cobrar dos da direção do banco soluções para essas demandas.

“Por isto, os cipeiros têm a missão de trabalhar na Cipa em defesa de todos os trabalhadores do CE do Aço, prestando atenção aos problemas que possam surgir, sempre com o objetivo de ouvir as demandas dos seus colegas, encaminhando-as à direção do banco”, ressalta Maikon Azzi, dirigente sindical e bancário do Itaú.

“A direção do Itaú impõe o cumprimento de metas abusivas, e esta pressão resulta em muitos adoecimentos entre os bancários. É essencial que os cipeiros eleitos estejam comprometidos com os direitos dos bancários, e não com os interesses do banco ou na estabilidade no emprego”, alerta Maikon.

São funções dos cipeiros

  • Esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort;
  • Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores;
  • Realizar Semanas Internas de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho;
  • Acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social;
  • Realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários;
  • Informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

“A dedicação e o comprometimento do cipeiro também se somam à luta que é feita todos os dias pelo Sindicato em defesa dos direitos e da dignidade de todos os trabalhadores do CE do Aço”, acrescenta o dirigente.

seja socio