Pular para o conteúdo principal

Banco Pan obriga bancários a jornadas exaustivas sem pagamento de horas extras

Imagem Destaque

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região recebeu denúncias apontando que o Banco Pan está obrigando muitos dos seus funcionários com jornada de seis horas a extrapolarem o tempo de trabalho em até 5 horas a mais por dia, sem pagamento de horas extras. Estas denúncias ainda vêm acompanhadas de outras relacionadas a cobrança abusiva para o cumprimento de metas.

“Esperamos explicações do banco e exigiremos o pagamento das horas extras a esses trabalhadores. Estamos em meio a Campanha Nacional dos Bancários 2022 [campanha salarial], e é inadmissível essa situação.”

Jair Alves, dirigente sindical

O desrespeito à jornada de trabalho teve início depois que o controle do Banco Pan passou para o BTG Pactual. Com a mudança, a instituição financeira está apostando na plataforma digital, o que vem resultando em fechamento de agências e de postos de trabalho em diversos estados do país. Em São Paulo, o banco possui dois prédios administrativos, situados na Avenida Paulista e em São Judas. Os funcionários que estão enfrentando descumprimento da jornada de trabalho são da plataforma digital.

O Sindicato também recebeu reclamações relacionadas ao pagamento incorreto de valores referentes ao último Programa Próprio de Resultados (PPR). O Sindicato já havia cobrado do banco um levantamento do último PPR, mas pedirá nova revisão da distribuição, já que os valores são individualizados, e os empregados não podem ser expostos. O Sindicato cobra a correção dos valores.

“O Pan era um banco que tinha um canal de negociação aberto com o Sindicato, mas isso mudou depois que o BTG assumiu a instituição financeira, e nós não vamos aceitar nenhum abuso ou desrespeito que resulte em prejuízo aos seus funcionários”, enfatiza Jair Alves.

seja socio