“Direitos você não conquista e deixa ali do lado. Precisa continuar a luta pela manutenção deles”. Essa frase é de Ana Beatriz Garbelini, secretária de Organização e Suporte Administrativo do Sindicato que será destaque na série O Sindicato é Feito de Pessoas.
Oriunda do Banco do Brasil, Ana Beatriz iniciou sua carreira como bancária, em 2003, e comenta que tinha um contato mas não muito próximo com os representantes dos trabalhadores, até que precisou do Sindicato e foi rapidamente atendida.
“Eu tinha 11 anos de banco e sofri um revés na minha carreira. Entrei em contato com o Sindicato e ele foi muito acolhedor para mim. A partir daí, entendi melhor o que era o Sindicato e passei a conhecer de perto como acontece a construção das lutas coletivas”, diz.
Ana ainda destaca que após essa experiência, deixou de enxergar o Sindicato como uma instituição que ficava num prédio famoso no centro de São Paulo e passou a entender como é desenvolvido o trabalho humanizado, e o processo que transforma uma reivindicação em uma conquista, como é o caso da licença-maternidade de seis meses.
Garbelini comenta que o trabalho diário como dirigente sindical a ajudou a entender também sobre política e democracia. Ela relembra também sobre o período difícil até a concretização do golpe sofrido pela a presidenta Dilma Rousseff, em 2016.
Ana Beatriz fala com orgulho sobre sua trajetória no Sindicato e destaca as mudanças que teve na sua vida após decidir deixar de lado a luta individual para fazer uma luta coletiva.
E para finalizar, Ana Beatriz espera que num futuro próximo, as questões de gênero e luta das mulheres deixem de ser uma reivindicação e passe a ser uma participação natural em todos os espaços públicos e de poder.
Quer conhecer na íntegra a história de Ana Beatriz Garbelini?
Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.
- Assista também aos trechos dos depoimentos de Ivone Silva, Neiva Ribeiro, Juvandia Moreira, Vaccari Neto, Maria Rosani e Luiz Claudio Marcolino.
- Assista ainda aos episódios da série História em Pílulas, também lançada em comemoração pelos 100 anos do Sindicato.