Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Santander

Eleições Banesprev: vote nos candidatos apoiados pelas associações e sindicatos

Imagem Destaque
Arte sobre eleições no Banesprev

Atualização: por decisão judicial, a assembleia de prestação de contas e automaticamente as eleições estatutárias foram canceladas por liminar.

Os participantes do Banesprev têm um importante compromisso com a governança e continuidade da representação dentro do Banesprev. As associações Afubesp, Afabesp e Abesprev, além dos sindicatos, se unem mais uma vez para brecar retrocessos e tentativas do Santander em sucatear e deixar essa joia dos banespianos lentamente virar pó. Os candidatos apoiados pelas entidades estão mais que nunca dispostos a reafirmar que o Banesprev é dos participantes, e fazer com que o banco espanhol cumpra com o que foi acordado no pós-privatização.

As eleições para a gestão 2023/2026 para a diretoria administrativa, comitê de investimentos e conselhos serão virtuais, pelo portal da entidade, das 11h do dia 13 de julho até as 17h do dia 14. Ainda que sem a abertura para o cargo de diretor financeiro, pleito das entidades de representação, a Afubesp destaca que votar neste momento é um ato de sobrevivência dentro do Fundo. Neste mesmo período, ocorrerá também a Assembleia Geral Ordinária da entidade.

Há de se lembrar que há candidatos apoiados pelo Santander em todos os cargos dispostos na eleição. Logo, não há espaço para erros: é preciso eleger pessoas que, histórica e comprovadamente lutam e combatem pelos direitos dos participantes, de forma intransigente. Repetindo uma estratégia que já deu certo, a ideia é eleger candidatos titulares e suplentes em todos os cargos, a fim de proteger o Banesprev de pessoas sem o comprometimento necessário da nova gestão que chega.

Cada eleitor poderá votar em até dois membros para o Comitê de Investimentos, dois membros para o Conselho Deliberativo, um membro para o Conselho Fiscal, e um Diretor Administrativo.

Os participantes com poder de voto receberão, de acordo com sua localidade, jornais com a marca “Em Defesa do Banesprev” em suas residências, divididos entre os candidatos titulares e suplentes apoiados pela representação. A orientação é que o associado (a) guarde tal jornal para não haver erros no momento do voto. Na publicação consta, inclusive, orientações necessárias para efetuar o voto.

Como ocorreu outras vezes, o login e a senha para acessar a área de votação no site do Banesprev será encaminhado até o dia 6 de julho direto ao e-mail cadastrado no Fundo. Caso não receba ou haja algum outro problema, entre imediatamente em contato pelos telefones (11) 3004-1001 (nas regiões metropolitanas) e 0800-705-1001 nas demais localidades. Há a opção do e-mail [email protected].

Acompanhe nossas publicações no site www.afubesp.org.br sobre o que está em jogo nestas eleições do Banesprev e o porquê não é possível vacilar.

Por que votar em nossos candidatos?

Motivos não faltam para que você, participante, vote em nossos candidatos. Recentemente, impomos derrota às tentativas sem fim de fazer com que os colegas migrassem para o Plano CD (Contribuição Definida) – uma péssima escolha que iria conferir perdas aos participantes e ganhos ao Santander. Além disso, Santander e Banesprev tentam conferir derrotas em sequência à governança, como a tentativa de reforma estatutária de 2020 que pretendia tirar a representação dos eleitos.

Impossível não citar a cassação ilegal da atual diretora administrativa e atual candidata ao mesmo posto, Maria Auxiliadora.  Após minuciosa análise da Procuradoria Federal, a diretora foi reconduzida ao posto 11 meses depois de ser afastada.

O caso da precificação dos ativos é um dos exemplos da importância de votar em pessoas com conhecimento técnico sobre as questões diárias de um fundo de pensão. Em 2019, os eleitos votaram contra reprecificar todos os títulos que estavam marcados na curva para marcação a mercado. No entanto, à revelia da legislação, os indicados do Banesprev decidiram pela alteração, o que revelou-se enorme erro, porque a rentabilidade dos planos passou a apresentar grande volatilidade e consequente elevação do risco.

O órgão regulador, a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) também tem suma importância nessa nova gestão. Nossos representantes entregaram propostas antes mesmo da posse da nova diretoria, e as perspectivas soam boas. Um dos primeiros atos do novo superintendente foi justamente excluir decisões sobre mudança de índice, transferência de gerenciamento e a retirada de patrocínio dos planos de benefícios das possibilidades de licenciamento automático.

seja socio