Como solucionar o equacionamento da Funcef sem perdas de diretos foi o tema de uma live com a participação dos dirigentes sindicais Tamara Siqueira e Sérgio Takemoto. Assista por meio deste link.
A Funcef apresentou a proposta de redução das contribuições extraordinárias para os participantes do REG/Replan Saldado.
Entre as medidas propostas estão a unificação dos três equacionamentos vigentes em um único, com o alongamento do prazo em uma vez e meia (passando para 18 anos) e a retirada de direitos, denominada pela Funcef como "adequação no regulamento dos benefícios futuros”.
A Fenae, a Contraf-CUT e a Anapar apresentaram contraproposta com dois pontos considerados fundamentais: aumento da meta atuarial, que representa a rentabilidade mínima esperada para cada plano, e a solução para o contencioso.
As entidades defendem o retorno da meta atuarial de 4,5% (atuais) para 5,51%; e que a Caixa assuma sua responsabilidade pelo contencioso, medidas que vão impactar consideravelmente a redução do equacionamento, sem retirar direitos dos participantes.
“Assista à live e entenda como podemos solucionar o equacionamento sem perdas de diretos”, convida Vivian Sá, diretora do Sindicato e empregada da Caixa.