Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Falta de funcionários

Sindicato paralisa agência do Santander com sobrecarga de trabalho

Imagem Destaque
Imagem mostra a dirigente sindical Beatriz Amorim conversando com funcionários da agência do Santander paralisada por sobrecarga de trabalho

Dirigente sindical Beatriz Amorim conversa com funcionários da agência do Santander paralisada por sobrecarga de trabalho

O Sindicato dos Bancários de São Paulo paralisou uma agência do Santander na rua Estados Unidos, nos Jardins, onde os bancários trabalham sobrecarregados – metade do quadro está afastado por doença, e a outra metade tem de lidar com as metas excessivas e com o alto número de clientes no local.

A paralisação foi suspensa porque o banco se comprometeu a realocar um gerente-geral até o dia primeiro de agosto, quando assumirá um novo gestor na unidade.

Reivindicamos do Santander a contratação de mais funcionários, tanto para atender melhor a população, como para não sobrecarregar os trabalhadores a fim de evitar adoecimentos”, afirma Beatriz Fuganti, diretora do Sindicato e bancária do Santander.

Nesta quinta-feira 25, mesmo dia da paralisação, foi realizada mais uma rodada de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2024 com o tema saúde e condições de trabalho, na qual os representantes dos trabalhadores reforçaram a epidemia de adoecimentos causada justamente pelas metas abusivas e pela sobrecarga de trabalho gerada pela redução dos postos de trabalho.  

Na mesa de negociação, contudo, os bancos negaram a realidade ao não reconhecerem a relação entre as metas e o adoecimento mental da categoria. “Mas é difícil explicar como apesar de representar apenas 0,8% do emprego formal no Brasil, em 2022, a categoria bancária respondeu por 3,7% dos 105,2 mil afastamentos acidentários e 1,5% dos 928,5 mil afastamentos previdenciários naquele ano”, afirma Beatriz.

Além disso, a Consulta Nacional, respondida por 47 mil bancários e bancárias, apontam que a categoria têm preocupação com o trabalho, cansaço e fadiga constantes, dificuldade de dormir, medo de perder a cabeça e outros sintomas causados pelo trabalho.

“O Sindicato continuará acompanhando a agência da rua Estados Unidos. E os bancários devem denunciar ao canal de denúncias do Sindicato qualquer irregularidade”, afirma Beatriz.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio