
Você é a favor do fim da escala 6x1? Concorda com a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil? Chegou a hora de manifestar sua opinião no Plebiscito Popular 2025, uma iniciativa das centrais sindicais que conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Até o mês de setembro, o Sindicato coletará votos na categoria, de forma on-line e também presencialmente nos locais de trabalho.
Para participar do plebiscito, acesse este link e registre seu voto.
Nos próximos dias, o Sindicato visitará agências e prédios administrativos levando urnas para que a categoria manifeste sua opinião. O objetivo da entidade é dialogar com os bancários e bancárias, explicando a importância dessas pautas na melhoria da qualidade de vida e na correção de injustiças tributárias.
Confira as perguntas do plebiscito
• Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6x1?
• Você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?
Vontade popular
Francisco Pugliesi, secretário de Relações Sindicais e Sociais do Sindicato, destaca o perfil constitucional do plebiscito e sua importância para que a população expresse democraticamente seus anseios.
"Se os representantes do povo no congresso não estão cumprindo suas obrigações e muitos deles ainda votam contra a população que mais precisa, vamos buscar, por meio desse plebiscito, demonstrar que o povo quer o fim da jornada 6x1 e que haja justiça na cobrança de impostos, com isenção para quem ganha pouco e inclusão dos super-ricos pagando mais", afirma Pugliesi.
De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada em dezembro de 2024, 64% dos brasileiros defendem o fim da escala de trabalho 6x1. Em abril deste ano, um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas apontou que 68,2% dos brasileiros apoiam a proposta de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil.
Com base nas recentes pesquisas de opinião, é esperado que o Plebiscito Popular confirme o desejo da ampla maioria da população pela redução de jornada e pela justiça tributária. A partir dessa reafirmação, os movimentos sociais ampliarão a pressão sobre o congresso para que essas pautas sejam aprovadas.
