Pular para o conteúdo principal

Sindicato presente na Oficina de Formação da Rede de Mulheres Uni Américas Brasil

Imagem Destaque
Delegação bancária na XIII Oficina de Formação da Rede de Mulheres Uni Américas Brasil

O Sindicato esteve presente na XIII Oficina de Formação da Rede de Mulheres Uni Américas Brasil, realizada nos dias 28 e 29 de julho na Praia Grande, litoral de São Paulo, com o tema “Política Nacional de Cuidados, igualdade de gênero, combate à violência e a ratificação de convenções internacionais do trabalho”.

A oficina reuniu mais de 190 participantes entre dirigentes sindicais de várias centrais sindicais filiadas à UNI Américas, especialistas e representantes do governo.

Entre os temas abordados, destacaram-se:

  • Implementação da Política Naciondal de Cuidados no Brasil e seus desafios;
  • ⁠Sociedade do cuidado e o papel do movimento sindical na construção da política de cuidado;
  • ⁠Diretrizes para a política de cuidados;
  • ⁠Ratificação dos convenções 190 e 156, da OIT (Organização Internacional do Trabalho);
  • E ⁠Violência de gênero e transversalidade.

Karen Souza, diretora executiva do Sindicato, na XIII Oficina de Formação da Rede de Mulheres Uni Américas Brasil (Foto: Seeb-SP)

“Esta oficina foi um grande passo para consolidar as políticas de cuidado e igualdade, temas que finalmente ganham o destaque merecido. A união entre sindicatos, movimentos sociais e governos é essencial para transformar essas pautas em realidade e garantir que nenhuma mulher fique para trás. A Rede UNI de Mulheres avança nessa luta, e nós estamos comprometidas em levar essa pauta adiante”, destaca a secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Sindicato e membro da UNI Américas Mulheres, Karen de Souza.

“Garantir direitos como creches, licenças equitativas e combate à violência permite que as mulheres ocupem todos os espaços — inclusive os artísticos e esportivos, historicamente marcados por desigualdades. É um marco para avançarmos na ratificação da Convenção 190 da OIT e no enfrentamento às marginalizações do mundo do trabalho”, acrescenta a dirigente do Sindicato Ana Paula Freire.

Conferência Livre de Mulheres

Durante a XIII Oficina de Formação da Rede de Mulheres Uni Américas Brasil também foi realizada uma Conferência Livre de Mulheres.

Conferência Livre de Mulheres realizada na Oficina de Formação da Rede de Mulheres Uni Américas Brasil (Foto: Divulgação)

As Conferências Livres são uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontecerá em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro. Elas integram um processo mais amplo, que inclui também conferências municipais, regionais e estaduais e todas com o objetivo de ampliar a participação social na construção de políticas públicas para mulheres.

Cada conferência representa um espaço democrático e aberto, organizado por qualquer pessoa ou grupo (movimentos, coletivos, entidades, conselhos etc.), para debater demandas e propor soluções. As ideias levantadas nessas discussões podem ser levadas para a etapa nacional, onde poderão se tornar políticas públicas efetivas e, além de gerar propostas, as Conferências Livres também elegem representantes que defenderão essas pautas nas etapas estaduais e nacional.

No próximo sábado, 2 de agosto, o Sindicato realizará a Conferência Livre das Mulheres do Ramo Financeiro. A atividade será realizada das 9h às 14h, no auditório Azul do Sindicato, localizado na Rua São Bento, 413, Centro de São Paulo.

UNI Global Union

A UNI Global Union é uma entidade sindical global, que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo, a qual o Sindicato é filiado. A entidade é organizada regionalmente, como no caso da UNI Américas, e também de forma setorial.

seja socio