
O Sindicato esteve presente na XIII Oficina de Formação da Rede de Mulheres Uni Américas Brasil, realizada nos dias 28 e 29 de julho na Praia Grande, litoral de São Paulo, com o tema “Política Nacional de Cuidados, igualdade de gênero, combate à violência e a ratificação de convenções internacionais do trabalho”.
A oficina reuniu mais de 190 participantes entre dirigentes sindicais de várias centrais sindicais filiadas à UNI Américas, especialistas e representantes do governo.
Entre os temas abordados, destacaram-se:
- Implementação da Política Naciondal de Cuidados no Brasil e seus desafios;
- Sociedade do cuidado e o papel do movimento sindical na construção da política de cuidado;
- Diretrizes para a política de cuidados;
- Ratificação dos convenções 190 e 156, da OIT (Organização Internacional do Trabalho);
- E Violência de gênero e transversalidade.

“Esta oficina foi um grande passo para consolidar as políticas de cuidado e igualdade, temas que finalmente ganham o destaque merecido. A união entre sindicatos, movimentos sociais e governos é essencial para transformar essas pautas em realidade e garantir que nenhuma mulher fique para trás. A Rede UNI de Mulheres avança nessa luta, e nós estamos comprometidas em levar essa pauta adiante”, destaca a secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Sindicato e membro da UNI Américas Mulheres, Karen de Souza.
“Garantir direitos como creches, licenças equitativas e combate à violência permite que as mulheres ocupem todos os espaços — inclusive os artísticos e esportivos, historicamente marcados por desigualdades. É um marco para avançarmos na ratificação da Convenção 190 da OIT e no enfrentamento às marginalizações do mundo do trabalho”, acrescenta a dirigente do Sindicato Ana Paula Freire.
Conferência Livre de Mulheres
Durante a XIII Oficina de Formação da Rede de Mulheres Uni Américas Brasil também foi realizada uma Conferência Livre de Mulheres.

As Conferências Livres são uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontecerá em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro. Elas integram um processo mais amplo, que inclui também conferências municipais, regionais e estaduais e todas com o objetivo de ampliar a participação social na construção de políticas públicas para mulheres.
Cada conferência representa um espaço democrático e aberto, organizado por qualquer pessoa ou grupo (movimentos, coletivos, entidades, conselhos etc.), para debater demandas e propor soluções. As ideias levantadas nessas discussões podem ser levadas para a etapa nacional, onde poderão se tornar políticas públicas efetivas e, além de gerar propostas, as Conferências Livres também elegem representantes que defenderão essas pautas nas etapas estaduais e nacional.
No próximo sábado, 2 de agosto, o Sindicato realizará a Conferência Livre das Mulheres do Ramo Financeiro. A atividade será realizada das 9h às 14h, no auditório Azul do Sindicato, localizado na Rua São Bento, 413, Centro de São Paulo.
UNI Global Union
A UNI Global Union é uma entidade sindical global, que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo, a qual o Sindicato é filiado. A entidade é organizada regionalmente, como no caso da UNI Américas, e também de forma setorial.
