Pular para o conteúdo principal

Bancos descumprem lei dos biombos no interior

Linha fina
Em Franca, prazo para instalação terminou segunda 27 e instituições devem ser multadas. Na negociação da Campanha 2012, bancários propuseram implantação de projeto piloto para proteger vidas
Imagem Destaque

São Paulo - Os bancos de Franca, no interior de São Paulo, estão obrigados a contar com biombos para o atendimento aos clientes. Caso descumpram a lei, a prefeitura da cidade promete multar as agências.

A lei, criada para evitar que clientes sejam vistos fazendo saques e depois acabem perseguidos e roubados, busca minimizar os crimes, uma vez que somente neste ano a cidade sofreu cerca de 20 assaltos na modalidade “saidinha de banco”.

Segundo a reportagem do jornal Diário de Franca, embora seja prevista multa de R$ 1,2 mil para quem não cumprir a lei, a maioria das agências continua com o sistema de filas nos caixas sem qualquer proteção visual. No entanto, a data limite para a instalação dos biombos expirou na segunda-feira 27.

> Em São Paulo, 43 vítimas de “saidinha” em três semanas

Preservação da vida – Neste mês, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em São Paulo, órgão ligado ao Ministério Público Federal (MPF), ajuizou ação civil pública para que a Justiça obrigue a Polícia Federal (PF) a regulamentar e fiscalizar as atividades de segurança privada nos bancos. Entre os pedidos especificados na liminar, a PRDC solicita a colocação de divisórias entre os caixas e a área de espera de atendimento para impedir a visualização de “olheiros”.

Na categoria bancária, a proposta do Comando Nacional dos Bancários na Campanha 2012, de manter um projeto piloto de segurança, foi aceita pela federação dos bancos (Fenaban). O objetivo é cruzar estatísticas com dados do passado e do presente que mostrem a importância das ações implementadas, como portas de segurança e os biombos de proteção. Um grupo de trabalho com representantes dos bancários e dos bancos deverá acompanhar os planos de ação e de monitoramento.

> Bancários propõem projeto piloto de segurança

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), somente no primeiro semestre de 2012 foram assassinadas 27 pessoas durante assaltos às agências do país, aumento de 17% se comparado ao mesmo período do ano passado. São Paulo lidera essa lista com seis mortos.


Redação, com informações do Diário da Franca - 30/8/2012

seja socio