Pular para o conteúdo principal

BNDES tem lucro líquido de R$ 2,7 bilhões

Linha fina
Instituição apresentou crescimento de 16,3% na carteira de crédito e 14,4% nas operações de crédito
Imagem Destaque

São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou lucro líquido de R$ 2, 7 bilhões no primeiro semestre. O resultado foi afetado pelas operações de renda variável, que dependem do mercado externo e sofrem, portanto, consequências da crise financeira mundial. Por outro lado, a instituição apresentou crescimento na carteira de crédito, que aumentou 16,3%, e no resultado das operações do mesmo segmento, que cresceu 14,4%.

Em nota do banco, o diretor da Área de Mercado de Capitais, Julio Raimundo, explica que houve queda do lucro em relação ao primeiro semestre por conta das operações da Bndespar, empresa de participações do BNDES que, em geral, contribui positivamente para o resultado. “A crise financeira internacional e seus reflexos no mercado doméstico, no entanto, afetaram a performance das empresas, aumentando a instabilidade do mercado de ações. Diante desse cenário, a Bndespar reduziu a venda de ativos de sua carteira e, paralelamente, sofreu impacto da redução do resultado com equivalência patrimonial.”

Apesar disso, ele ressalta os aspectos positivos do balanço: “O desempenho do mercado acionário fez com que o segmento de renda variável obtivesse resultado inferior ao dos últimos anos, mas trabalhamos com uma carteira robusta, que tem nos proporcionado retornos significativos no longo prazo, e nossa perspectiva é que esses resultados continuem positivos”, avaliou.

O Sindicato e a Contraf-CUT assinam acordo coletivo pelos trabalhadores do banco.

Para o Sindicato, o balanço divulgado mostra que a instituição tem todas as condições de atender às reivindicações dos funcionários, entre elas, reajuste salarial de 10,25%.

Leia mais
> Funcionários do BNDES aprovam reivindicações


Redação - 21/8/2012

seja socio