Pular para o conteúdo principal

Justiça e MPF preocupados com segurança bancária

Linha fina
Ação aponta índice de assalto de 44,3% nas agências do Banco Postal e determina que unidades tenham vigilantes e porta giratória
Imagem Destaque

São Paulo – Não são só bancários, clientes e vigilantes preocupados com a segurança bancária. A partir de uma ação do Ministério Público Federal, a Justiça acatou e determinou que todas as agências dos Correios que têm Banco Postal devem dispor de vigilante e de porta de segurança. As medidas devem ser aplicadas no prazo de 180 dias.

Para porta giratória, a obrigatoriedade vale para agências que sofreram dois ou mais assaltos num período de um ano.

A ação do Ministério Público Federal (MPF) foi fundamentada nas estatísticas entre 2009 e 2011, que apontaram índice de assalto de 44,3% nas agências do Banco Postal.

A Justiça acatou o pedido MP parcialmente, pois a ação previa portas para todos os locais, mas a juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal, determinou apenas para agências alvo de assalto. No despacho a magistrada completa: “Não se pode fechar os olhos para a realidade delitiva que os cerca – é público e notório que as agências dos Correios vêm sendo alvo especial da atuação de criminosos”, explicou na sentença.

O Bradesco foi citado na ação, pois era o responsável pelo Banco Postal quando o MPF propôs a medida, mas hoje o responsável é o Banco do Brasil.

Leia mais
Bancários exigem preservação da vida


Carlos Fernandes - 14/8/2012

seja socio