Pular para o conteúdo principal

Saúde volta à pauta de negociação

Linha fina
Rodada dará sequência aos debates da Campanha iniciados no dia 8 de agosto
Imagem Destaque

São Paulo - Representantes do Comando Nacional dos Bancários e da federação dos bancos (Fenaban) retomam nesta quarta 15 e quinta 16 as negociações da Campanha 2012 visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A rodada dará sequência aos debates sobre saúde iniciados na quarta 8, quando os banqueiros trouxeram para a mesa “truques” como classificar as metas como “desafiadoras”.

> Bancos veem metas que adoecem como desafio
> Bancários contestam “truques” na saúde

A pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados e a situação dos bancários  afastados por doença que, diante da demora na realização da perícia pelo INSS, ficam sem salário e sem benefício, estão entre as reivindicações.

> Bancários adoecidos ficam sem renda

“Há casos de demora de três meses. Problema que tem de ser resolvido pelos bancos, até porque quase a totalidade dos afastamentos é decorrente das condições inadequadas de trabalho”, afirma a secretária de Saúde do Sindicato, Marta Soares.

A dirigente destaca a pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados como importante medida preventiva. “Esse repouso é imprescindível para que os funcionários possam preservar a saúde. No entanto, esses intervalos devem ser respeitados dentro da jornada do empregado, sem que haja compensações”, acrescenta, lembrando que o Sindicato já realizou campanha para conscientizar os trabalhadores e cobrar os bancos: Dez minutos para você.

Leia mais
> Remuneração, saúde, segurança e igualdade em negociação
> O passo a passo da Campanha Nacional


Redação - 19/8/2012

seja socio