São Paulo – Mais de 21 mil bancários estão afastados por motivos de saúde no Brasil. O Sindicato apresentou dados do INSS, que apontam que mais da metade desses trabalhadores estão de licença por doenças relacionadas ao trabalho como depressão, estresse, LER/Dort. Em enquete realizada durante a última semana, o site perguntou à categoria: o trabalho bancário é o responsável pelo adoecimento?
A enquete apontou que os bancários concordam que o trabalho desenvolvido nas instituições financeiras, com o modelo de gestão atual, adoece sim. Dos 566 que responderam à pergunta, apenas 27 (4%) discordam que o adoecimento está ligado às atividades bancárias, enquanto 599 (96%) concordam com a relação apresentada pelo Sindicato.
Um dos principais fatores desse adoecimento é a pressão por metas. No entanto, os representantes da Fenaban insistiram na primeira rodada de negociação pela Campanha 2013 no que dizem todos os anos: que não podem discutir metas porque isso iria interferir na gestão dos bancos.
Emprego – A próxima enquete do site do Sindicato vai tratar do tema emprego, lembrando que para os bancos as demissões são “ajuste pequeno”. Você concorda? Participe da enquete. Sua opinião é fundamental para o Sindicato.
> Clique aqui para responder a nova enquete
Vem pra rua – E a discordância com os banqueiros é uma das motivações que levará às ruas nesta quinta-feira 22 bancários que não aguentam mais tanta pressão e querem ser valorizados. A passeata pelo Dia Nacional de Luta da categoria começa às 18h30. A concentração ocorre a partir das 17h, com a animação da Banda Ritz, em frente à sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro, quase em frente à estação São Bento do metrô).
Leia mais
> Vem pra passeata, vem pra luta da sua categoria!
Redação – 21/8/2013
Linha fina
Em consulta realizada pelo Sindicato, 95% dos trabalhadores responderam que alto número de afastamentos é problema da pressão nos bancos. Próxima enquete trata de emprego
Imagem Destaque