Pular para o conteúdo principal

Sindicato sedia palestra sobre Brasil e África

Linha fina
Evento no dia 4 é parceria entre entidade e Instituto Lula e contará com historiador Luiz Felipe de Alencastro apresentando panorama sobre escravidão
Imagem Destaque

São Paulo – Desde sua criação, em 2011, o Instituto Lula realizou uma série de eventos no Brasil voltados para a África, reunindo acadêmicos, políticos, empresários e entidades da sociedade civil.

O Sindicato, em parceria com o Instituto, realiza no dia 4 de setembro a palestra Conversas sobre África: Escravidão e Trabalho Compulsório no Brasil. O evento será no Auditório Azul (Rua São Bento, 413, Centro), a partir das 17h30.

A espécie de aula será ministrada pelo historiador e cientista político brasileiro: Luiz Felipe de Alencastro. O historiador é conhecido por obras como O Trato Dos Viventes (Cia. das Letras, 2000), em que afirma que “o Brasil tem o corpo na América e a alma na África”. Entre os temas que serão abordados na palestra está a relação entre Brasil e África na época da escravidão, o impacto e o tamanho da influência africana nessa época, os abusos além da escravidão (importação de escravos, pós-abolição, ilegalidade do tráfico), logística do tráfico de escravos e a prática realizada pelos próprios africanos.

Alencastro também irá expor um pouco sobre o retorno de escravos para a África, a transição da escravidão para alforria (branqueamento, imigração e repressão) e a responsabilidade do Brasil no tráfico negreiro.

A organização do evento é uma parceria entre o Instituto Lula e o Centro de Estudos e Pesquisas 28 de Agosto. As inscrições devem ser feitas pelo 3188-5200.

África e Instituto Lula – Divulgar no Brasil informações sobre a África da atualidade, moderna e em crescimento, com todo o seu potencial e oportunidades está entre os eixos do Instituto Lula. O objetivo do órgão é incentivar investimentos no continente africano que garantam transferência de tecnologia e contratação de mão de obra local e ainda ampliar o intercâmbio social, político e cultural entre instituições, fundações, empresas e personalidades do Brasil e dos países da África.


Gisele Coutinho – 27/8/2013

seja socio