Pular para o conteúdo principal
Chapéu
WebTV

Revolução tecnológica digital na vida e no trabalho 

Linha fina
MB, agora às 18h, aborda impacto e desafios econômicos e sociais da 4ª revolução industrial: a convergência de tecnologias digitais, em âmbito global 
Imagem Destaque

São Paulo - Primeiro veio a máquina a vapor revolucionando os processos manuais, depois a energia elétrica. No seculo XX, conhecemos os efeitos da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações. Você pode até não saber, mas já estamos a bordo da 4ª revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Robotização, inteligência artificial, nanotecnologia são algumas delas.

Seus impactos vão além do mercado de trabalho, com a redução do emprego. A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê 40% de postos a menos até a metade do século. O desafio também foi tema do Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro deste ano, que previu cinco milhões de empregos a menos até 2020, tudo em função das novas tecnologias.

Em franca expansão, a chamada Revolução 4.0 também faz parte do nosso dia a dia, seja em nossa casa ou fora dela, nos meios de produção, na educação, saúde, nos sistema de transporte, de comunicação. Seus impactos e desafios globais são tema do Momento Bancário com a Presidenta que vai ao na segunda-feira 7.

Quem ganha com essas transformações? Para esse debate, a presidenta do Sindicato, Ivone Silva, recebe a professora e pesquisadora da Faculdade 28 de Agosto Ana Tércia Sanches e a presidenta da UNI Finanças Mundial, Rita Berlofa. 

Assista e participe. O programa de webtv do Sindicato agora vai ao ar às 18h pelo site e rede sociais do Sindicato.  Você já pode enviar dúvidas e comentários para [email protected], via Twitter usando #MBemDebate ou ainda pelo YouTube e Facebook.

seja socio