O tuitaço com a hastag #NenhumDireitoAMenos, promovido desde as 9h por bancários, bancárias e outras categorias de trabalhadores no Twitter, esteve quase quatro horas entre os dez assuntos mais comentados daquela rede social (confira abaixo alguns tuítes). Após uma proposta insuficiente e que retira direitos, como a PLR integral para mães em licença-maternidade, a mesa de negociação da categoria com a Fenaban foi retomada nesta quinta-feira. Em seguida estão marcadas novas rodadas de negociação específicas da Caixa e do BB.
> Veja como foram as negociaçoes da Caixa e do BB na quarta 23
Esta não é a primeira vez que a categoria bancária se une para a realização de um tuitaço para cobrar os bancos. Nas últimas rodadas de negociação, publicações dos trabalhadores também se mantiveram entre os Trending Topics (ou Tópico de Tendências, em português) do Twitter no Brasil.
O que é um tuitaço?
É o nome dado aos protestos ocorridos dentro do Twitter com a utilização de um marcador de assunto chamado “hashtag”. Estas podem ser qualquer palavra, escrita sem espaços, antecedida pelo símbolo “#” (jogo da velha).
Há uma classificação de popularidade de assuntos na rede do Twitter, que é feita a partir de quantas vezes uma hashtag ou palavra se repete. Esta lista de classificação é chamada de TT (Trending Topics ou Tópico de Tendências, em português).
Desta forma, para participar de um tuitaço, basta escrever tuítes que contenham a hashtag do movimento (#NenhumDireitoAMenos) ou retuitar (retweet) alguém que tenha escrito essa hashtag. Todos podem divulgar a hashtag à vontade, mas é importante que haja uma grande divulgação no dia e horário combinados.
Se você ainda não possui uma conta no Twitter, cadastre-se neste link!
#nenhumdireitoamenos ✊🏼👊🏼 https://t.co/6oyVL8e5Kq
— Ana Farias 🇧🇷 (@AnaSPFarias) 23 de agosto de 2018
Tag bonita!#NenhumDireitoAMenos
— AntonioEverton (@AntonioEverton) 23 de agosto de 2018
A Caixa teve mais um semestre de LUCROS RECORDES e o prêmio aos funcionários que fazem cada vez MAIS com MENOS é uma proposta que tira VÁRIOS direitos históricos da categoria!
— fabiank (@fabiank) 23 de agosto de 2018
Queremos RESPEITO Caixa!#QueroPropostaDecente#NenhumDireitoAMenos
O lucro da Caixa só cresce, mas eles querem diminuir nossos direitos adquiridos #NenhumDireitoAMenos
— Gigisac® (@gigisac) 23 de agosto de 2018